quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CV:Porto da Praia em transformação para um ancoradouro de transbordo


PRAIA-O ministro de Estado e das Infra-estruturas e Transportes e Telecomunicações garantiu dia 28 de Outubro, na cidade da Praia, que o Governo está a transformar, profundamente, o Porto da Praia, com vista a sua reforma para um ancoradouro de transbordo.
Manuel Inocêncio Sousa fez esta afirmação durante a cerimónia da inauguração da gare marítima do Porto da Praia, um investimento global de cerca de 40 mil contos, para proporcionar aos passageiros que embarquem e desembarquem, normais condições de conforto, segurança e higiene durante a sua passagem pelo porto.
De acordo com este governante, o Porto da Praia está a beneficiar de somas avultadas no desenvolvimento e modernização com previsão de investimento em obras em processo de contratação que ultrapassam os 100 milhões de dólares (cerca de sete milhões e 500 mil contos).
De entre essas obras constam o alongamento do cais, a criação da plataforma logística, a construção de novos terminais de contentores e a construção de estradas de acesso, de modo a oferecer um serviço mais eficiente aos operadores marítimos.
Eugénio Inocêncio anotou que, com a inauguração dessa gare marítima, se pretende que o conforto dos passageiros dos transportes marítimos seja equivalente aos dos transportes aéreos nos aeroportos de Cabo Verde.
Enquanto presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Administração dos Portos (ENAPOR), Franklim Spencer, assegura que a gare marítima do Porto da Praia permite um acesso mais organizado e ordenado, sem qualquer demora, por parte dos passageiros de acordo com as regras do ISPS (Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias).
Com capacidade para acolher 400 passageiros de uma assentada, a gare ora inaugurada foi edificada num edifício construído em 1987 e recentemente remodelado e ampliado. Embora permita o controlo, o depósito e a segurança da bagagem, a infra-estrutura não tem capacidade para oferecer um “chec in” igual ao nos aeroportos.
Área informativa, espaços de espera amplos, sanitários, bancos de espera são algumas das condições criadas na gare marítima para, entre outros resultados, uma maior fluidez, rápida circulação, entradas e saídas controladas, num espaço de cerca de 750 metros quadrados dividido em dois pisos.
Fonte:Inforpress/Fim /SR

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.