quarta-feira, 21 de outubro de 2009

CV:“Sacudim Djam Bem”: Virose pode ser transmitida por mosquito



“Sacudim Djam Bem”: Virose pode ser transmitida por mosquito

A virose que popularmente está sendo denominada por "Sacudim Djam Bem", é uma doença que poderá ser transmitida por mosquito. A informação foi garantida pelo Director-geral da saúde, Manuel Boal.
"É provável que este vírus seja transmitido por mosquito. O mosquito que transmite o paludismo pode também transmitir outros vírus", afirma o director, para sustentar, que a virose apareceu na época em que, normalmente, aparece o paludismo.
A doença manifesta-se com febre muito alta, dores de cabeça muito forte, dores da articulações ou dores no corpo, e às vezes aparece com manchas como se fosse sarampo, durante um período de cinco a oitos dias.
"A virose não se trata da Gripe A H1N1", assegura Boal, embora ainda não se conheça o diagnóstico etiológico da doença.
De acordo com o director-geral de saúde, já foram recolhidas várias amostras da virose e enviadas ao Instituto Pasteur, em Dakar, que poderá determinar o agente etiológico da doença, cujos resultados finais poderão ser conhecidos na próxima semana.
Manuel Boal afirmou, ainda, que estão a discutir com a Organização Mundial da Saúde a possibilidade da criação do laboratório para vírus em Cabo Verde.
Para fazer face a esta doença, ainda desconhecida, o director-geral de saúde exorta a população a não deixar charcos abertos, para tapar os depósitos de água, eliminando, assim todos os potenciais focos de mosquitos. Também aconselha as pessoas a dirigirem-se o mais depressa possível ao centro de saúde, mais próximo, caso sentirem os sintomas acima indicados.
No entanto, Manuel Boal tranquiliza a população, dizendo que não há motivos para alarmes, uma vez que a doença não se revelou de gravidade extrema, sendo que até ao momento ainda não se diagnosticaram casos mortais.
EXPRESSODASILHAS.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.