quarta-feira, 28 de outubro de 2009

CV:UNESCO aprova criação do Instituto da África Ocidental com sede em Cabo Verde


A UNESCO aprovou a criação do Instituto da África Ocidental (IAO), dando-lhe o estatuto e carácter internacional, independente e autónomo e ratificando a decisão de instalar a respectiva sede na Cidade da Praia, em Cabo Verde.
A decisão foi avançada à Agência Lusa pelo investigador e antigo ministro da Educação cabo-verdiano Corsino Tolentino, que está a coordenar, dentro do Ministério dos Negócios Estrangeiros local, toda a organização e logística para a instalação do IAO em Cabo Verde.
A aprovação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) foi tomada a 21 deste mês, em Paris, na 35ª reunião do Conselho Executivo da organização, que auspiciará as actividades da IAO.
Segundo Corsino Tolentino, a aprovação da UNESCO demonstra a importância e o interesse numa instituição que pretende dinamizar a cooperação sub-regional, regional e inter-regional.
O também antigo director-geral da Fundação Calouste Gulbenkian adiantou à Lusa estar tudo pronto para se instituir o IAO, faltando unicamente a ratificação da respectivamente criação, cuja proposta de lei apresentada nesse sentido pelo governo deverá ser analisada e votada pelo Parlamento na sessão de Novembro próximo.
Ao recomendar a assinatura do acordo entre a UNESCO e o Governo de Cabo Verde que cria o IAO, o Conselho Executivo enfatizou a "importância" da integração regional como "instrumento vital para assegurar a viabilidade do crescimento económico, da paz e da estabilidade, assim como a consolidação da democracia na África Ocidental", acrescentou.
O governo de Cabo Verde, três organizações e um banco vão permitir a criação do IAO, concebido para servir de ponte na investigação sobre políticas públicas nacionais, regionais e inter-regionais, através de uma rede internacional de investigadores, decisores e actores sociais para analisar a problemática também a transformação social.
A iniciativa foi aprovada por unanimidade na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), realizada em Ouagadougou em Janeiro de 2008, que aprovou então a proposta de Cabo Verde para acolher a sede do IAO.
Além do governo cabo-verdiano e da CEDAO, integram a comissão promotora a União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA, de que Cabo Verde não faz parte), a Fundação das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e o Ecobank, banco pan-africano de apoio ao desenvolvimento.
Para uma melhor percepção local do IAO será organizado um encontro nacional sobre investigação para o desenvolvimento, que decorrerá de 12 a 14 de Novembro próximo na capital cabo-verdiana, tendo como temática "Investigação Científica e Integração Regional: Realidades e Perspectivas".
Na Comissão de Honra do IAO figuram o chefe de Estado de Cabo Verde, Pedro Pires, bem como o director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, os presidentes das comissões da CEDEAO, Mohamed Ibn Chambas, e da UEMOA, Soumaila Cissé, e a coordenadora do Sistema das Nações Unidas em cabo Verde, Petra Lantz.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.