sábado, 24 de outubro de 2009

EUA:Reforçada a supervisão de grandes bancos


MASSACHUSETTS-O presidente da Reserva Federal norte-americana, Ben Bernanke, anunciou que aquela organização vai reforçar as regras de supervisão dos grandes bancos.
O objectivo é evitar uma crise financeira como a que eclodiu há cerca de um ano, que deixou a economia norte-americana à beira do colapso.
"Não há muito mais de um ano, nós e os nossos sócios internacionais enfrentámos a crise financeira mais severa desde a Grande Depressão dos anos 30", recordou hoje Bernanke no seu discurso em Chatham, Massachusetts.
Para que tal não se repita, o banco central norte-americano vai levar a cabo uma série de "esforços conjuntos" para assegurar que as instituições "grandes e críticas, do ponto de vista sistémico," tenham "mais capital e maior qualidade".
O chefe da FED recordou também que o Conselho de Estabilidade Financeira, um organismo de supervisão internacional composto por altos funcionários de instituições de vários países, apelou para que se fixassem "padrões de capital significativamente maiores".
Os "esforços conjuntos" a que Bernanke se referiu pretendem melhorar as práticas de gestão, criando sistemas de liquidez mais robustos e estruturas de compensação que levem a assumir riscos "apropriados", bem como promover um tratamento justo dos consumidores.
A FED está também a tomar medidas para "reforçar a supervisão e o cumprimento das regras" que deverão ajudar a "antecipar e mitigar" as ameaças à estabilidade financeira.
JN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.