quarta-feira, 28 de outubro de 2009

FRANÇA:Angolagate: Falcone condenado a seis anos de prisão


PARIS-A justiça francesa condenou personalidades do mundo da política e dos negócios por envolvimento no tráfico de armas para Angola, e um deles, Pierre Falcone, foi preso, apesar de ter imunidade diplomática como representante de Luanda na UNESCO.

No total foram julgadas 42 pessoas, entre empresários, diplomatas, um antigo ministro e um filho de um ex-presidente da República, envolvidos no comércio de armas, provenientes do antigo bloco soviético para Angola, no período compreendido entre 1993 e 1998.
Além de Pierre Falcone foram também condenados o antigo ministro do Interior francês, Charles Pasqua, e Jean-Christophe Mitterrand, filho do antigo presidente socialista. O empresário israelita de origem russa Arcadi Gaydamak, actualmente refugiado na Rússia, condenado à semelhança de Falcone a seis anos de prisão efectiva, foi julgado à revelia. A justiça francesa considerou provado que os dois homens venderam armas a Angola armas sem autorização prévia do Estado francês.
O comércio de armas alegado pelo tribunal ascendeu a 790 milhões de dólares (626 milhões de euros).
Cerca de 30 cidadãos angolanos chegaram a ser referenciados no processo de instrução para o julgamento, mas nenhum compareceu perante o tribunal correccional de Paris.
Entre as celebridades do mundo político ou dos negócios que se sentaram na bancada dos acusados e foram condenados figuram o romancista Paul-Loup Sulitzer, e Jean-Charles Marchiani, antigo presidente de câmara e próximo de Pasqua.
Jacques Attali, actualmente consultor e que desempenhou as funções de conselheiro do ex-Presidente François Mitterrand, foi ilibado pelo tribunal das acusações.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.