sexta-feira, 23 de outubro de 2009

GB:PM guineense "muito satisfeito" com aproximação entre América do Sul e África


CARACAS-O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Junior, manifestou-se "muito satisfeito" com a aproximação bilateral entre os países da América do Sul e de África.
"Durante estes dois dias pudemos debater acordos de cooperação em diversas áreas. Sentimo-nos muito satisfeitos porque penso que a Guiné-Bissau é um dos primeiros países a cumprir as recomendações de aproximação estabelecidas entre a América do Sul e a África". Carlos Gomes falava à saída de um encontro com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. "Já há acções concretas e como diz (Hugo) Chávez, fez-se bem e rápido", sublinhou em breves declarações aos jornalistas. Por outro lado agradeceu a hospitalidade dos venezuelanos e convidou uma delegação do Governo do presidente Hugo Chávez a visitar a Guiné-Bissau, país que, disse, está na disposição de receber investimentos.
Carlos Gomes viajou no domingo de Havana para Caracas onde, na segunda-feira, iniciou uma visita oficial de três dias, durante os quais depositou uma coroa de flores junto da estátua ao Libertador Simón Bolívar e participou em várias reuniões com as autoridades venezuelanas.
A visita permitiu concretizar sete novos acordos bilaterais em áreas como o combate ao narcotráfico e prevenção no consumo indevido de droga, educação básica e universitária, energia, minas, saúde e agricultura.
Os acordos agora assinados foram preparados durante a II Cimeira África/América do Sul, que teve lugar em finais de Setembro último, na ilha venezuelana de Margarita, à qual assistiram presidentes e delegações de vários países com o objectivo de fortalecer os laços políticos, económicos e sociais entre ambos os continentes.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.