quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MOÇAMBIQUE:Candidato da FRELIMO gasta 740 mil euros em helicópteros, denunciam parlamentares europeus


MAPUTO-O candidato da FRELIMO, Armando Guebuza, deverá gastar 27 milhões de meticais (740.000 euros) no aluguer de quatro helicópteros na campanha eleitoral, mais de metade do total do financiamento do Estado para toda a campanha (50 milhões de meticais).
A estimativa é avançada pela Associação dos Parlamentares Europeus para África (AWEPA) e o Centro de Integridade Publica (CIP) de Moçambique, que dizem que "cada um dos quatro helicópteros (Bell 206-Jetrangers) usados pelo candidato Armando Guebuza custa 19.000 meticais (470 euros) por hora de voo".
Segundo o Boletim AWEPA, publicado pelas duas instituições, o valor gasto para aluguer das aeronaves por hora de voo de Armando Guebuza não inclui o combustível, taxas aeroportuárias e custos com a tripulação (acomodação, refeições e transporte terrestre), que, em regra, são integralmente assumidos por quem aluga os helicópteros.
"Os custos não incluem ainda a movimentação dos helicópteros de Lanseria (África do Sul) para Maputo. Cada helicóptero precisa de quatro tripulantes, incluindo o pessoal de apoio logístico em terra. No total estimamos o custo dos helicópteros em perto 27 milhões de meticais (um milhão de dólares)", afirmam os parlamentares europeus e o CIP.
"A campanha de Guebuza faz um uso intensivo dos quatro helicópteros. O Boletim (da AWEPA) estima que a FRELIMO esteja a gastar quase 27 milhões de meticais pelo uso desses helicópteros", referem as instituições num artigo publicado hoje no Boletim AWEPA.
Dizem os parlamentares europeus que tal situação "mostra que a FRELIMO tem muito mais dinheiro que qualquer outra força política em Moçambique para fazer campanha eleitoral" às legislativas, presidenciais e provinciais de 28 de Outubro.
Segundo a AWEPA e o CIP "estes helicópteros pertencem à Nacional Airways Corporation, baseada no aeroporto de Lanseria em Pretória, África do Sul".
"O assunto dos helicópteros levanta inquietações relacionadas com a transparência e contornos do contrato, sobretudo, porque o Presidente (moçambicano) Armando Guebuza usou, muito recentemente, o mesmo tipo e número de helicópteros para fazer as suas presidências abertas", lembram os parlamentares.
A RENAMO, maior partido da oposição moçambicana, aponta o candidato da FRELIMO como tendo participações na Airways Corporation, empresa que aluga os helicópteros à presidência moçambicana.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.