quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MOÇAMBIQUE:Moçambicanos escolhem Presidente da Republica


MAPUTO-Os moçambicanos escolhem hoje, para os próximos cinco anos, o novo Presidente da República, os 250 deputados da Assembleia da República e os 800 membros das 10 assembleias provinciais, à excepção da cidade de Maputo que tem um estatuto jurídico especial.
O presidente da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, João Leopoldo, assegurou que as primeiras horas de votação às eleições gerais de hoje decorreram sem sobressaltos, mas apontou casos de observadores que estão a violar a lei eleitoral, avança a Lusa.
"Em todo o país, as assembleias de votos abriram a tempo. Os materiais foram colocados a tempo, portanto, quero acreditar que a nível nacional vai decorrer tudo dentro da normalidade", disse João Leopoldo. Por isso, os órgãos eleitorais descartam, para já, a possibilidade de prorrogar o período de votação.
"O que está previsto (na lei) é que todos os eleitores que se fizerem presentes às assembleias de voto até às 18:00 irão votar, quem chegar depois das 18:00 não, mesmo que isto implique que a votação continue até mais tarde", afirmou o presidente da CNE.
"Até este momento, o processo é positivo, mas ainda é muito cedo para fazer pronunciamentos, mas do que me foi dado a conhecer até agora é positivo", disse.
Para já, disse João Leopoldo, a CNE deparou-se com situações de violação da legislação eleitoral por parte de alguns observadores que se fazem transportar em carros de determinados partidos políticos.
"Alguns observadores fazem-se transportar em carros de partidos, mas nós temos primado pelo diálogo para corrigir este tipo de irregularidades. Mas são casos esporádicos", disse o responsável pelo órgão eleitoral, sem apontar nomes.
"Este tipo de atitude não os dignifica, pois os observadores têm de trabalhar de acordo com aquilo que é o código de conduta para os observadores e temos também o regulamento de observação eleitoral que é muito claro no que concerne aos procedimentos", considerou.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.