quarta-feira, 21 de outubro de 2009

MOÇAMBIQUE:Novo aeroporto de Maputo deverá estar pronto em Junho de 2010


MAPUTO-As obras de construção de novos terminais internacional e de carga do Aeroporto Internacional de Maputo estão a decorrer a "bom ritmo", apesar de "pequenos constrangimentos", devendo estar concluídas até Junho de 2010, garantiu hoje fonte institucional.
Em declarações aos jornalistas, o director de modernização e ampliação do empreendimento, Acácio Tuendene, disse que o trabalho de remodelação está a decorrer a "bom ritmo" e que o governo moçambicano "está satisfeito" com o empreiteiro chinês, a Anhui Foreign Economic Construction.
"Estamos satisfeitos com o decurso das obras e com a performance, a qualidade do trabalho do empreiteiro chinês", referiu Acácio Tuendene, durante uma visita de jornalistas ao empreendimento a convite da empresa Aeroportos de Moçambique.
Contudo, "temos pequenos constrangimentos no parque de estacionamento, mas também estamos a trabalhar no sentido de melhorarmos a via de saída do aeroporto", disse Acácio Tuendene.
O projecto está avaliado em cerca de 75 milhões de dólares norte-americanos (56,4 milhões de euros), em forma de empréstimo do "Eximbank", instituição bancária da China.
A obra, também a pensar no Mundial de futebol de 2010 na África do Sul, vai dar ao aeroporto capacidade para 900 mil passageiros por ano, e empregará aproximadamente mil trabalhadores, alguns dos quais da empresa Aeroportos de Moçambique.
No início deste ano, a empresa moçambicana Aeroportos de Moçambique e a firma chinesa de construção civil Anhui Foreign Economic Construction rubricaram um acordo de remodelação do Aeroporto Internacional de Maputo visando a construção de um novo terminal internacional de passageiros.
Nos termos do acordo será ainda construída uma plataforma de estacionamento de aeronaves, um novo pavilhão VIP e respectivos acessos, um novo parque de estacionamento, e um novo terminal de carga e respectivo parque.
Segundo o responsável pela modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Maputo, o atraso deve-se à chegada tardia do material de construção, no entanto, "já foram tomadas medidas para compensar o prazo", pois, os trabalhadores "vão trabalhar em turnos".
O Aeroporto Internacional de Maputo foi construído na década de 60 para atender 60 mil passageiros por ano, mas hoje é procurado por cerca de 600 mil pessoas.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.