quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MÚSICA:‘THIS IS IT MOSTRA MICHAEL JACKSON EM PLENA FORMA


This is it”, documentário com os últimos ensaios de Michael Jackson, pode ser uma maneira rápida de lucrar com a morte do rei do pop, mas também uma forma de mostrar aos fãs o que o astro poderia ter feito se não tivesse morrido em consequência de uma parada cardiorrespiratória menos de um mês antes de dar início a uma temporada de 50 shows em Londres, anunciada como a sua despedida dos palcos.
Seja qual for a perspectiva, o que se vê no filme de cerca de 1h40 de duração é um artista cheio de energia, modesto embora obstinado, que não mede esforços para que tudo saia do modo como ele imaginou.
Como um longo making of, o documentário dirigido por Kenny Ortega (de “High school musical”) retrata a busca de MJ – como ele é chamado pelos colegas nos ensaios – por “um espetáculo que ninguém jamais viu”.
Resultado de uma eleição entre os fãs, o repertório das apresentações incluiria sucessos como “Wanna be startin’ somethin’”, uma das primeiras canções a serem trabalhadas na telona. Durante a passagem da canção, logo nas primeiras cenas, Michael ensina ao tecladista exatamente como quer que a música soe: “mais funk”. Carinhoso, ele acrescenta que fala isso “para o bem”. Assim como em outros momentos, o embate termina em risos. “Deus te abençoe” e “amo todos vocês” pontuam as observações do cantor em relação à equipa.

Se os vocais de Michael Jackson soam juvenis tanto em “Human nature” quanto em “I want you back”, sua performance como dançarino não deixa a desejar se comparada ao auge de sua carreira. A quebradinha dos ombros está ali, assim como o velho par de meias brancas que realça o deslizar de seus pés pelo palco. À frente de uma banda completa e 11 dançarinos, em momento algum ele perde o fôlego ou o rebolado.

O cenário mostrado em “This is it” é digno de um circo, com direito a fogos de artifício e um imenso robô que se abre ao meio, de onde sai o artista no início da apresentação.
Muitas vezes a pirotecnia interage com os vídeos criados especialmente para os shows. Esses curtas-metragens e as cenas de seus bastidores – a exemplo daquela em que os bailarinos se transformam em monstros na introdução de “Thriller” – estão entre os pontos altos.
Não é de se estranhar que o comportamento de Michael Jackson pareça, muitas vezes, pueril. A cena em que ele “passeia” no alto de uma grua, como faria durante a apresentação de “Beat it”, arrancou risos do público durante a pré-estreia do filme em São Paulo na noite de terça (27).
Com 200 cópias distribuídas no Brasil, “This is it” chega a diversas salas de cinema do país nesta quarta (28) e fica em cartaz por duas semanas.
GLOBO.COM-G1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.