quarta-feira, 21 de outubro de 2009

PORTUGAL:Portugal é o 5º país entre os mais desenvolvidos com maior disparidade entre ricos e pobres


Portugal é o 5º país entre os mais desenvolvidos com maior disparidade entre ricos e pobres

Portugal é o quinto país, entre os países mais desenvolvidos, com maior disparidade entre ricos e pobres. A um euro de rendimento de um pobre correspondem 15 euros de rendimento de um rico.De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Portugal é o 34º entre todos os países do mundo com melhor qualidade de vida para os seus cidadãos.

Mas, entre esses países mais desenvolvidos, Portugal é um dos que tem maior disparidade de rendimentos entre ricos e pobres.
Baseando-se na média de rendimentos de 1992 a 2007 o PNUD conclui que em Portugal, os 10% de portugueses mais pobres controlam apenas 2% dos rendimentos do país. Ao passo que os 10% mais ricos controlam 30% desses mesmos rendimentos. Ou seja, a cada euro de rendimento de um pobre correspondem 15 euros de rendimento de um rico.
No topo da tabela dos países mais desenvolvidos vem Hong Kong, seguido de Singapura. Em terceiro lugar aparecem os Estados Unidos, Israel e em 5º Portugal.
No que respeita à disparidade de rendimentos nos países de língua portuguesa, damos com o cenário seguinte: o país com menos disparidade (e nota-se que aqui, quando mais alto o lugar melhor) é a Guiné-Bissau em 99º a seguir vem Portugal que é 5º entre os desenvolvidos mas ocupa o lugar 81 na tabela mundial. Timor-Leste vem na 72ª posição. Moçambique vem a seguir e, logo depois, Cabo Verde.
Deixamos para o fim os dois piores: o Brasil é o 10º pior do Mundo, e Angola o 5º pior do Mundo. Sobre são Tomé não há dados suficientes.
Assim concluimos que, com excepção (no caso dos PALOPS) da Guiné-Bissau, onde até os ricos são pobres, se verifica que são os países com os mais baixos índices de desenvolvimento humano aqueles em que há maiores diferenças entre o rendimento dos ricos e dos pobres.
SIC.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.