segunda-feira, 26 de outubro de 2009

TPI:JULGAMENTO DE RADOVAN KARADZIC POR CRIMES DE GUERRA COMEÇA HOJE



                                       RADOVAN KARADZIC

HAIA-Depois de 13 anos de fuga e mais de um ano na prisão, Radovan Karadzic finalmente enfrentará julgamento em Haia a partir de hoje, 26 de Outubro.
No entanto Karadzic já informou ao TPI que não vai estar presente:"Informo-vos que a minha defesa ainda não está pronta pelo que não me apresentarei perante vós nessa data", escreveu Karadzic. "O maior, mais complexo e mais importante processo deste tribunal arriscava começar sem a preparação correcta," reforçou.
Segundo uma reportagem da Rádio Nederland, os sérvios e muitos muçulmanos bósnios perderam interesse pelo ex-líder – estão cansados de olhar para o passado. Só os muçulmanos bósnios que foram vítimas da brutalidade sérvia irão assistir cuidadosamente a este julgamento. Para eles, a guerra ainda é muito presente.
Adianta a reportagem assinado pelos jornalistas holandeses Hermione Gee e David-Jan Godfroid que os primeiros dias de julgamento serão transmitidos extensivamente na Bósnia e na Sérvia – como aconteceu com julgamento do ex-presidente jugoslavo Slobodan Milosevic, os canais de televisão deverão abandonar rapidamente as transmissões ao vivo porque as pessoas estão cansadas da guerra e querem esquecer este episódio triste.
ACUSAÇÃO
Radovan Karadzic é acusado de 11 crimes de guerra e genocídio por ter sido o responsável por planear as atrocidades cometidas durante a guerra na Bósnia, entre 1992 e 1995. No total, acredita-se que mais de 100 mil civis e soldados foram mortos durante a guerra na Bósnia, incluindo 7 mil muçulmanos bósnios – homens e meninos – assassinados em 1995 no massacre de Srebrenica.
DADOS BIOGRÁFICOS
Radovan Karadžić nasceu em 19 de Junho de 1945 no Montenegro, à data integrante da Jugoslávia.
Em 1960 Radovan Karadžić mudou-se para Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, para prosseguir os seus estudos em psiquiatria na Universidade de Sarajevo. Entre 1974 e 1975, passou um ano em formação médica na Universidade Columbia, em Nova Iorque. Karadžić é também poeta, influenciado pelo escritor sérvio Dobrica Ćosić, que também incentivou-o a seguir uma carreira política.
Em 1989, co-fundou o Partido Democrático Sérvio, na Bósnia, que visava reunir sérvios de países vizinhos para a República da Sérvia e formar a denominada Grande Sérvia.
Em Novembro de 1991, os sérvios da Bósnia realizaram um referendo, cujo resultado foi favorável pela permanência de estado comum.
Em 6 de Abril de 1992, a Bósnia foi reconhecida pela ONU como um Estado independente. Karadžić se tornou o primeiro presidente dos sérvios da Bósnia, em 13 de Maio 1992, após a dissolução da Jugoslávia.
Autoridades perderam a oportunidade de prender Karadžić, em 1995, quando ele foi um convidado da Organização das Nações Unidas. Desde 1996, ele foi um fugitivo acusado de crimes contra a humanidade, crimes contra a vida e saúde, genocídio, graves violações das Convenções de Genebra, assassinato, e violações das leis e costumes de guerra
Em 21 de Julho de 2008 foi detido e acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional da ex-Jugoslávia (TPIJ).
GUERRA NA BÓSNIA
A Guerra da Bósnia foi um conflito armado que ocorreu entre Abril de 1992 e Dezembro de 1995 na região da Bósnia e Herzegovina. A guerra envolveu vários lados. De acordo com numerosos relatos do Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia os países envolvidos no conflito foram a Bósnia e a República Federal da Jugoslávia (Sérvia e Montenegro, mais tarde), bem como a Croácia. De acordo com uma sentença do Tribunal Internacional de Justiça, a Sérvia deu apoio militar e financeiro para as forças sérvias que consistiam no Exército Popular Jugoslavo, o Exército da República Srpska, o Ministério do Interior Sérvio, o Ministério do Interior da República Srpska, e Forças de Defesa Territorial da Sérvia. A Croácia deu apoio militar às forças croatas da auto-proclamada República Croata de Herzeg-Bósnia. As forças do governo bósnio foram lideradas pelo Exército da República da Bósnia-Herzegovina. Estas facções mudaram objectivos e fidelidades diversas vezes em várias fases da guerra.


CRIMES DE GUERRA
De acordo com um relatório de 1995 detalhados sobre a guerra feitos pela Agência Central de Inteligência, 90% dos crimes de guerra da Guerra da Bósnia foram cometidos pelos sérvios. De acordo com especialistas jurídicos, a partir de início de 2008, 45 sérvios, 12 croatas e 4 bósnios foram condenados por crimes de guerra pelo TPI em conexão com as guerras balcânicas da década de 1990. Ambos, os sérvios e croatas, foram indiciados e condenados por crimes de guerra sistemáticos (empresa mista penal), enquanto os bósnios apenas dos entes individuais. Alguns líderes do alto escalão político dos sérvios (Momcilo Krajisnik e Biljana Plavšić), bem como croatas (Dario Kordić) foram condenados por crimes de guerra, enquanto outros estão actualmente em julgamento (Radovan Karadzic e Jadranko Bozovic). Genocídio é o mais grave crime de guerra em que os sérvios foram condenados; crimes contra a humanidade, uma segunda acusação apenas na gravidade do genocídio (ou seja, a "limpeza étnica"), para os croatas; e violações das Convenções de Genebra para os bósnios.
LIBERAL.SAPO.CVNorberto Silva Com RNW e Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.