quarta-feira, 28 de outubro de 2009

UE:Luís Amado defende entendimentos para lugares de topo da UE


LISBOA-O ministro dos Negócios Estrangeiros português defende o entendimento entre as principais famílias europeias para a repartição dos lugares de topo da União criados pelo Tratado de Lisboa.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português defende o entendimento entre as principais famílias europeias para a repartição dos lugares de topo da União criados pelo Tratado de Lisboa.
Este acordo negociado entre os 27 prevê a criação de dois cargos importantes: o presidente do Conselho Europeu e o alto representante da Política Externa europeia - uma espécie de ministro dos Negócios Estrangeiros da UE.
"Se o entendimento que prevalecer for que o presidente do Conselho Europeu deve ser um elemento do Partido Popular Europeu, a figura de Tony Blair [ex-Primeiro-ministro trabalhista britânico] está fora de questão", disse Luís Amado no Luxemburgo.
O chefe da diplomacia considerou mesmo assim que o nome de Blair é "credível e importante", como o embaixador de Portugal junto das instituições europeias, Manuel Lobo Antunes, já tinha defendido segunda-feira.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português defendeu ainda que o novo cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros da UE seja ocupado por um socialista, uma questão que está a ser discutida pelas principais famílias políticas europeias.
Os líderes europeus não se deverão pronunciar esta semana sobre quem irá ocupar os lugares em jogo.
Jean-Claude Juncker interessado na presidência
O chefe de Governo do Luxemburgo disse estar interessado em ocupar o cargo de presidente do Conselho Europeu – para o qual se perfila até agora como mais forte candidato o antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair.
Em entrevista ao diário francês "Le Monde", Juncker afirmou ter uma visão “ambiciosa” da Europa que se opõe não apenas à de Blair, mas também à do outro homem na corrida, o holandês Jan Peter Balkenende.
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.