quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BRASIL:Lula apoia programa nuclear do Irão para "fins pacíficos"


BRASILIA-O Presidente do Irão, Mahmud Ahmadinejad, defendeu dia 23, em Brasília, o programa nuclear iraniano e recebeu o apoio do Presidente Lula da Silva para o enriquecimento de urânio, desde que para fins pacíficos.
"Não existe qualquer pergunta da AIEA (Agência Internacional de Energia Atómica) que não tenha sido respondida pelo Irão sobre a questão nuclear. Temos o direito legal de enriquecer o urânio, mas já anunciamos estarmos dispostos a comprar o urânio enriquecido a 20 por cento", afirmou Ahmadinejad em conferência de imprensa, no Palácio do Itamaraty.
Segundo o Presidente iraniano, foi seu país que apresentou a proposta de compra do urânio enriquecido a 20 por cento à AIEA, mas alguns países do Ocidente "estão a empreender uma propaganda negativa do Irão", devido à suas "aspirações hegemónicas".
Ahmadinejad frisou que "posições hegemónicas são inaceitáveis".
"Não vamos abrir mão de nossos direitos legais. Estamos dispostos a um acordo com bases em condições justas, mas os iranianos não aceitarão a imposição e a vontade de terceiros", avisou.
O Presidente Lula da Silva afirmou, por sua vez, que o Brasil defende o desenvolvimento da energia nuclear pelo Irão "para fins pacíficos".
"O Brasil defende que o Irão tenha direito ao desenvolvimento de urânio para fins pacíficos, tanto quanto o Brasil vem desenvolvendo. É simples: aquilo que defendemos para nós, defendemos para os outros", ressaltou o Presidente brasileiro.
"Mas a não-proliferação e o desarmamento nuclear devem andar juntos. O Brasil sonha com um Médio Oriente livre de armas nucleares, como ocorre na América Latina", acrescentou, instando Ahmadinejad a prosseguir os contactos com as potências ocidentais para uma "solução justa e equilibrada" para a questão.
O Presidente brasileiro disse ainda que o Irão pode ter um papel decisivo no Médio Oriente e na Ásia Central.
"Será particularmente importante a contribuição iraniana para lograr a unidade dos palestinianos, sem a qual suas aspirações de liberdade não poderão ser alcançadas", assinalou.
Lula da Silva avançou que visitará o Irão em 2010 e que as relações dos dois países serão fortalecidas a partir de agora.
Os dois líderes assinaram acordos de cooperação a nível comercial, agrícola, da ciência e tecnologia, energético e para a isenção de vistos diplomáticos.
O Presidente Lula recebeu também o apoio de Ahmadinejad à aspiração brasileira de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
"O Conselho de Segurança fracassou ao longo dos últimos 60 anos e deve ser reformado por completo", disse o Presidente iraniano, criticando também o poder de veto restrito a alguns países.
De Brasília, Ahmadinejad seguiu para a Bolívia e depois para Venezuela.
LUSA/DN.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.