terça-feira, 24 de novembro de 2009

CV:78% dos 19.031 casos de dengue em Cabo Verde são na ilha de Santiago


PRAIA-A epidemia de dengue que assola Cabo Verde já afectou, desde que foi declarada oficialmente, a 26 de Outubro, 19.031 pessoas, 78% delas na ilha de Santiago, com os novos casos a descerem significativamente nos últimos dias.

Os dados foram avançados pela directora dos Serviços de Epidemiologia do Ministério da Saúde de Cabo Verde, Maria de Lurdes Monteiro, que, pela primeira vez, os divulgou por ilhas e se mostrou "satisfeita" por a tendência de novos casos diários estar "claramente a demonstrar uma descida acentuada".
Apesar de a epidemia ter sido detectada em Setembro, só a partir de 26 de Outubro o Ministério da Saúde cabo-verdiano os começou a contabilizar, tendo sido registados 19.031 casos, com 172 deles a evoluírem para febre hemorrágica, que provocaram seis óbitos.
O total de vítimas mortais, todas em Santiago (cinco na Cidade da Praia e uma no Tarrafal), mantém-se inalterável desde 6 deste mês.
Segundo dados recolhidos pela agência Lusa junto do Ministério da Saúde cabo-verdiano a ilha do Fogo, vizinha da de Santiago, regista o segundo maior número de casos, que afectaram até hoje 3.238 pessoas, quase 10% do total da população (37.409 habitantes).
Também "vizinhas" de Santiago, as ilhas do Maio (cerca de 6.700 habitantes) e da Brava (cerca de 6.800) seguem-se à do Fogo, com a primeira a registar 678 casos e a segunda 157.
Nas ilhas do Barlavento - Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista - a quase totalidade dos casos são "importados" das do Sotavento, segundo Maria de Lurdes Monteiro, havendo um único caso de doença, no Sal, que foi detectada entre a população local.
Em São Vicente e no Sal foram contabilizados 18 casos, 14 em São Nicolau, cinco na Boavista e quatro em Santo Antão.
Segundo Maria de Lurdes Monteiro a tendência de descida do número de novos casos diários tem-se mantido, tendo nas últimas 24 horas sido detectados "apenas" 140 casos, quando há cerca de uma semana a média se situava nos 400 e, há duas nos 1.000.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.