sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CV(ASEMANA):Líderes do PAICV e MpD retomam negociações para revisão constitucional


PRAIA-Os líderes do PAICV e do MpD retomam nesta sexta-feira, 20, na Praia, as rondas negociais, iniciadas a 7 deste mês, num esforço final para se consensualizar a tão esperada revisão da Constituição da República. José Maria Neves e Carlos Veiga devem reunir-se, a partir das 9 horas, no Hotel Trópico. Sobre a mesa vão estar os pontos fundamentais, em relação aos quais os dois maiores partidos cabo-verdianos têm posições divergentes. São os casos da oficialização da língua cabo-verdiana, das buscas domiciliárias nocturnas em casos de crimes organizados, da interdição de cidadãos, da independência da justiça, com destaque para a composição e eleição do Conselho Superior da Magistratura Judicial, entre outros aspectos.

Os líderes dos dois partidos fazem-se acompanhar, nessas conversações, pelos respectivos líderes parlamentares Rui Semedo (PAICV) e Fernando Elísio (MpD). As equipas negociais integram ainda outros deputados, entre os quais José Manuel Andrade, antigo ministro da Justiça e presidente da extinta Comissão Eventual da Revisão Constitucional (CERC).
Este novo encontro surge depois de ter fracassada, no dia 9, a segunda tentativa de conversações entre José Maria Neves e Carlos Veiga. Uma situação que levou à mesa da Assembleia Nacional a suspender a sessão especial do dia 11 que se destinava a debater a revisão constitucional.
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.