domingo, 22 de novembro de 2009

CV:Dengue: Governo reúne-se com municípios em Janeiro para criar sistema de saneamento básico


PRAIA-O Governo cabo-verdiano convocou para Janeiro um encontro com os presidentes das 22 câmaras municipais para a criação de programas nacionais de Saneamento Básico e da Luta Anti-Vectorial, tendo como pano de fundo a epidemia de dengue.
A data da reunião foi avançada sexta-feira pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, à saída do quarto encontro da Comissão Interministerial de Luta Anti-Vectorial, que adiantou que a medida surge no âmbito da campanha de luta contra o mosquito vector da dengue e pôs a nu a precariedade do saneamento básico no país.
“Temos de fazer uma forte parceria entre o Governo e as câmaras municipais para agirmos a curto e médio prazos para se desenvolver o sistema nacional de saneamento básico a nível do país”, disse.
José Maria Neves defendeu também a necessidade da criação de programas nacionais para recolha e tratamento do lixo, tratamento das águas residuais e de drenagem das águas pluviais nos principais centros urbanos do país.
O chefe do Executivo cabo-verdiano acrescentou serem necessárias “mudanças radicais” no que diz respeito ao desenvolvimento urbano e às construções nas cidades, bem como a “aplicação rigorosa das posturas municipais”.
A Comissão Interministerial, presidida por José Maria Neves, decidiu ainda institucionalizar o Programa Nacional de Luta Anti-Vectorial.
Segundo o chefe do Governo cabo-verdiano, que preside a Comissão, essa luta anti-vectorial, iniciada com a epidemia da dengue, será “contínua” para que Cabo Verde nunca mais seja atingido por epidemias.
Desde Setembro, a epidemia de dengue já infectou 18.421 pessoas, 166 das quais evoluíram para febre hemorrágica, de que resultaram seis mortos, número que se mantém inalterado desde 06 deste mês.
O Governo decidiu ainda reforçar o Serviço da Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, com meios humanos e materiais, duplicar o controlo dos portos e aeroportos, o controlo nas deslocações inter-ilhas e continuar a desenvolver um trabalho sistemático de controle dos vectores a nível de todas as ilhas.
Nesse sentido, José Maria Neves apelou à população cabo-verdiana para se manter vigilante em relação à epidemia da dengue e continuar a eliminar todos os focos de mosquitos.
“O Governo estará ao lado dos cidadãos a fazer também a sua parte”, acrescentou o primeiro-ministro cabo-verdiano, ele próprio já vítima, na semana passada, da dengue, doença que, segundo as autoridades sanitárias locais, está já na sua fase decrescente.
José Maria Neves enalteceu o trabalho das equipas do Ministério da Saúde, o papel “importante” das Forças Armadas, câmaras municipais, organizações não governamentais e sociedade civil e o apoio da comunidade internacional, tendo prometido continuar a envidar todos os esforços para erradicar a dengue em Cabo Verde.
Sapo.cv.Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.