sexta-feira, 20 de novembro de 2009

CV:Epidemia de dengue está a diminuir em Cabo Verde


PRAIA-As autoridades sanitárias de Cabo Verde já não têm quaisquer dúvidas de que a epidemia de Dengue que assola o país desde Setembro está a diminuir, disse à Agência Lusa a directora dos Serviços de Epidemiologia cabo-verdianos.
Maria de Lurdes Monteiro adiantou que a média diária de novos casos estabilizou perto dos 400, "já longe" do aparente pico da doença, registado a 5 deste mês e que se prolongou por cinco dias, em que a média se cifrou em 1.000.
Segundo os mais recentes dados do Ministério da Saúde cabo-verdiano, adiantados à Lusa por Maria de Lurdes Monteiro, Cabo Verde conta já com 18.120 casos de Dengue, 164 evoluídos para febre hemorrágica, tendo, nas últimas 24 horas, sido detectados 390 doentes, maioritariamente na ilha de Santiago.
"Agora já não temos quaisquer dúvidas de que a média diária de novos casos está a descer", frisou, admitindo, porém, que há ainda muito a fazer para que se evitem mais mortes.
Até hoje, e apesar dos mais de 18.000 casos registados, morreram seis pessoas, todas da ilha de Santiago, número que se mantém inalterado desde 6 deste mês.
Em relação à ilha do Fogo, vizinha da de Santiago, o número de novos casos diários tem também vindo a diminuir, embora se tenham registado mais de 3.000 infecções, num universo de cerca de 38 mil habitantes.
A epidemia continua a afectar sobretudo as ilhas do sul do arquipélago - Maio, Santiago, Fogo e Brava -, havendo casos residuais nas restantes - Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal e Boavista -, maioritariamente "importados".
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.