quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CV(LIBERAL):MANEL D’NOVAS HOMENAGEADO NA HOLANDA


ROTTERDAM- A comunidade cabo-verdiana residente na Holanda vem prestando durante o mês de Novembro uma grande homenagem ao cantor e compositor Manel D’Novas, falecido em Mindelo, S.Vicente, na madrugada de 28 de Setembro do corrente ano.
Do seu nome de baptismo, Manuel Jesus Lopes nasceu em Santo Antão a 25 de Dezembro de 1938 e foi um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos. Intérpretes famosos a música cabo-verdiano como Cesária Évora, Bana, Ildo Lobo e outros mais, tinham Manel D’Novas como compositor favorito.
Recorde-se que o malogrado compositor viveu algum tempo na Holanda onde ainda tem muitos familiares e amigos.
Para fazer-nos um balanço das actividades que tiveram lugar na Holanda ouvimos o organizador deste grande evento Luis Fortes da Fundação "Cabo Verdes-os Amigos".
Luis Fortes começou por dizer-nos que a homenagem, iniciada no dia 1 de Novembro de 2009, quando foi rezada uma missa em memória do homenageado, onde esteve presente para além do padre residente, Bernard den Boer, a comunidade teve o privilégio de ter a presença do Padre cabo-verdiano "Padre Adelino" que foi a testemunha desse grande dia e que contou com a presença maciça da comunidade cabo-verdiana.
Uma semana depois, no dia 8 de Novembro, realizou-se uma tarde cultural na Novel Casa da Cultura, situado no Consulado de Cabo Verde em Roterdão.
Sobre mais esse Evento disse o Presidente da “Fundação Cabo Verde os Amigos” que a sala estava repleta e muita gente não pude entrar ficando a assistir de lado de fora da sala. mais uma vez a comunidade cabo-verdiana compareceu em peso assim como os artistas cabo-verdianos residentes na Holanda o que segundo Luis Fortes foi também um momento impar em homenagem a esse Ícone da Cultura cabo-verdiana Manel D’Novas.

Vários artistas quiseram prestar homenagem a Manel D’Novas como Eduardo João Xalino (pai do cantor Calú Bana) que estava um pouco esquecido pelas pessoas, Neny, Dina Medina, Jaqueline Fortes, Sam, Luis Fortes e Paulo Bouwman, Nhela de Caela, Ney Machado e Américo Brito, acompanhados por Carlos Matos, António Violão, Zezinho, João Ortet, Djuta Gomes e Lilocas, entre outros.
Uma tertúlia esteve a cargo de Anita Farias e Agostinho Santos. Para falar sobre Manuel de Novas deslocaram-se especialmente a Portugal o humorista mindelense Djuka de Johnnie que animou os presentes ao relembrar o humor de Manel D’Novas, a juventude passada em S.Vicente no meio da pobreza, mas com alegria e criatividade.
Toda a homenagem ao malogrado compositor foi gravado e, brevemente, será lançado um DVD em memória de Manel D’Novas.
Por Arlinda Santos e Norberto Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.