sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CV:Luta contra a dengue: poços de água em Fonton vão ser selados


PRAIA-O primeiro-ministro, José Maria Neves, anunciou quinta feira, que os próximos dias haverá uma intervenção de fundo em Fonton que inclui a selagem dos poços de água nessa localidade, tidos há muito tempo como dos principais viveiros de mosquitos na capital.
O chefe do Governo, que fez este anúncio durante a visita que efectuou ontem de manha às várias localidades da cidade da Praia e a diversos serviços e instituições envolvidos na luta contra a epidemia da dengue, garantiu que, em alternativa aos poços, será estabelecido um sistema único de abastecimento de água à localidade.
O primeiro-ministro anunciou também que vai-se proceder a uma intervenção no sentido do desenvolvimento adequado da bacia hidrográfica onde está localizada essa zona residencial degrada da cidade da Praia.
A acompanhar esta visita do chefe do Governo este também o edil praiense, Ulisses Correia e Silva, que defendeu a conjugação de esforços no sentido de serem realizadas intervenções estruturantes para melhorar a situação sanitária da cidade da Praia.
Ulisses Correia e Silva recordou que a Câmara Municipal da Praia há já algum tempo em insistindo junto do Governo no sentido de se proceder à selagem dos poços de água em Fonton, identificados como dos maiores focos de proliferação dos mosquitos na capital.

O Chefe do Governo, que se fez acompanhar dos restantes membros da Comissão Interministerial da Luta Anti-vectorial, garantiu que o Goerno vai implementar um plano de emergência para as zonas da cidade consideradas como pontos críticos de reprodução de mosquitos, e que são para além de Fonton, as localidades da Praia Negra e da Várzea.
No âmbito deste plano de emergência serão reforçadas as medidas de combate aos vectores, com mais equipamentos e pessoal, "para que possamos ter um Natal sem dengue", prometeu José Maria Neves.
As medidas prevista, apesar de se fazerem sentir com maior urgentes na Praia que é a região do país até agora mais afectada pela epidemia, irão também ser implementadas na ilhas do Fogo e do Maio, também fortemente afectadas pela dengue.
O objectivo final deste plano de emergência, que será paulatinamente alargado a todo o país, é erradicar os vectores da doença "para que nunca mais tenhamos a dengue ou qualquer outra epidemia no país", sublinhou o primeiro-ministro.
Fonte:A Nação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.