segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CV:Ministra da Economia de Cabo Verde em Genebra para apelar à manutenção da assistência financeira


PRAIA-Cabo Verde vai participar, pela primeira vez na qualidade de membro de pleno direito, na VII Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) para apelar à continuação da assistência técnica e financeira ao arquipélago.

Segundo Andrea Marques, assessora da ministra da Economia cabo-verdiana, Fátima Fialho, a governante de Cabo Verde fará terça-feira uma intervenção na reunião (que decorre entre hoje e 2 de Dezembro em Genebra, Suíça), para fazer um balanço de um ano de integração na OMC e apresentar os desafios tem pela frente.
Na sua intervenção, acrescenta Andrea Marques, a ministra cabo-verdiana vai também pedir maiores benefícios no acesso aos mercados internacionais e na área das novas tecnologias e ainda ao alívio das dívidas.
Segundo a fonte a conferência da OMC vai destacar-se pela análise de "preocupações ecológicas", no que os organizadores chamam "uma abordagem verde", em que se fará o menor uso possível de papel durante a conferência, permitindo montar uma plataforma tecnológica para facilitar a participação da delegações "de forma mais virtual e "verde" possível".
Subordinada ao tema "OMC, O Sistema Comercial Multilateral e o Ambiente Económico Mundial Actual", a conferência visa fazer uma avaliação do funcionamento do Sistema Comercial Multilateral, acrescenta Andrea Marques.
Cabo Verde é membro da OMC desde 23 de Julho de 2008 e, desde então, tem estado a adaptar a sua economia às regras impostas pela organização.
Entre as vantagens que Cabo Verde tem como membro da OMC destacam-se a expansão do ambiente de negócios; a criação de um ambiente de negócios seguro e estável; o acesso aos mercados de bens e serviços dos 152 membros da OMC, com maior segurança e com regras iguais para todos; e a liberalização do mercado.
Cabo Verde pediu a adesão à OMC em 1999 e somente em 2008 conseguiu o estatuto de membro, tornando-se o primeiro país africano, e o terceiro, ainda na qualidade de País Menos Avançado, a aderir à organização pela via negocial.
Fátima Fialho é acompanhada na deslocação a Genebra pela directora-geral do Comércio e coordenadora do Grupo de Trabalho de Adesão de Cabo Verde à OMC, Filomena Vitória Fialho.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.