sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Holanda: comunidade cabo-verdiana presta homenagem a Manuel d’Novas


Holanda: comunidade cabo-verdiana presta homenagem a Manuel d’Novas
ROTTERDAM-A comunidade cabo-verdiana residente na Holanda prestou uma grande homenagem ao ilustre cantor e compositor Manuel D Novas, falecido em Mindelo- S.Vicente na madrugada de 28 de Setembro do corrente ano.
Do seu nome de baptismo, Manuel Jesus Lopes nasceu em Santo Antão a 25 de Dezembro de 1938 e foi um dos poetas e compositores cabo-verdianos mais conhecidos. Interpretes famosos do cancioneiro cabo-verdiano como Cesária Évora, Bana, Ildo Lobo e outros mais, tinham Manuel D`Novas como compositor favorito.

Recorda-se que o malogrado compositor viveu algum tempo na Holanda onde ainda tem muitos familiares e amigos.


Para fazer-nos um balanço das actividades ouvimos o organizador deste grande evento ,Luis Fortes da Fundação "Cabo Verdes-os Amigos".
Começou o nosso entrevistado por dizer que a homenagem começou no dia primeiro de Novembro de 2009 quando foi rezada uma missa em memória do homenageado, onde para além do padre residente, Bernard den Boer a comunidade teve o privilégio de ter a presença do Padre cabo-verdiano "Padre Adelino" que foi a testemunha desse grande dia que contou com a presença maciça da comunidade cabo-verdiana. Acrescentou o presidente da Fundação que para ele foi um momento de grande emoção e de alegria saber como Manuel D`Novas era querida pelos cabo-verdianos na Holanda.E Por ser a primeira grande actividade da sua Fundação mostrou-se orgulho do feito.
Uma semana depois no dia 8 de Novembro, realizou-se uma tarde cultural na novel Casa da Cultura que fica no rez do chão do Consulado de Cabo Verde em Roterdão.

Sobre mais esse evento disse o Presidente da "Fundação Cabo Verde os Amigos" que a sala estava repleta e muita gente não pude entrar ficando a assistir de lado de fora da sala. mais uma vez a comunidade cabo-verdiana compareceu em peso assim como os artistas cabo-verdianos residentes na Holanda o que segundo Luis Fortes foi também um momento impar em homenagem a esse Ícone da cultura cabo-verdiana que é Manuel de Novas.

Para Fortes uma das grandes surpresas da noite foi a actuação do Eduardo João Xalino(Pai do cantor Calú Bana) que estava um pouco esquecido pelas pessoas.
Eduardo João Xalino,que é amigo intimo da cantora Cesária Évora e também conhecido como o rei da serenata de S.Vicente , pela primeira vez veio mostrar ao publico caboverdiano de Roterdão a sua grande capacidade vocal, e foi muito aplaudido pelos presentes.
Fortes não esqueceu também as boas actuações de artistas como Neny, Dina Medina, Jaqueline Fortes, Sam, Luis Fortes e Paulo Bouwman,Nhela de Caela,Ney Machado e Américo Brito acompanhados por Carlos Matos, António Violão, Zezinho, João Ortet, Djuta Gomes e Lilocas e pede desculpas se esqueceu de mencionar alguém.
Houve também segundo o organizador, declamação de poemas a cargo de Anita Farias e de Agostinho Santos.
Para falar sobre Manuel de Novas veio especialmente de Portugal o amigo e humorista mindelense Djuka de Johnnie que fez rir os presentes ao relembrar o lado cômico de Manuel de Novas a juventude passada em S.Vicente com pobreza, mas com alegria e criatividade. Disse que Manuel D`Novas escreveu as suas primeiras Composições no "Papel D`Saquinha".

Sobre planos futuros Luis Fortes disse a nossa reportagem que foi gravado toda actividade e que brevemente será lançado um DVD em memória do Compositor Manuel D`Novas, e que também no dia foram distribuídos gratuitamente,T-Shirts com fotos de Manuel D`Novas .
O Próximo Grande Evento da Fundação segundo Fortes é homenagear os escritores cabo-verdianos desde primórdios até aos nossos dias.
Fortes aproveita para agradecer a todos os que tomaram parte nesse Evento e dedica essa homenagem em especial aos filhos de Manuel D`Novas: Emanuel Lopes e Edson Lopes.
EXPRESSODASILHAS.SAPO.CV-Por Arlinda Santos e Norberto Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.