sábado, 28 de novembro de 2009

HOLANDA:Gestores imobiliários holandeses em julgamento


HAARLEM-O maior julgamento sobre desfalque na Holanda começou dia 17 na cidade de Haarlem. Dois directores de uma empresa de desenvolvimento de projetos de construção civil foram os primeiros a comparecer ao tribunal sob suspeita de cumplicidade no roubo de 18 milhões de euros por meio de contabilidade fraudulenta.
O procurador do ministério público diz que os dois homens, Rob W. e Maarten M. são cúmplices dos principais suspeitos, Jan van V. e Nico V., que ocupavam altas posições em uma empresa de capital misto do sector imobiliário responsável por grandes projetos em toda a Holanda. Eles orçavam os projetos muito acima do custo real. Os lucros, em torno de 200 milhões de euros, eram desviados para contas secretas. Cinquenta pessoas, a maioria gestores imobiliários em altas posições, foram acusadas de fraude, falsificação, corrupção e lavagem de dinheiro. Alguns deles foram presos no ano passado.
Advogados envolvidos
Um advogado de Roterdão, em cujo escritório se realizavam muitas das transações fraudulentas, foi suspenso por duas semanas em abril. Matérias publicadas pela imprensa em junho diziam que um escritório de advocacia na cidade de Heemstede também estava envolvido nos obscuros negócios imobiliários.
Em alguns casos, blocos inteiros de apartamentos eram vendidos para vários novos donos sucessivamente em um único dia, sem que os locatários soubessem da mudança de proprietário. Com cada transação, o valor do imóvel aumentava. Embora estas mudanças rápidas de propriedade não sejam em si ilegais, o tribunal terá que decidir se o processo era usado meramente para gerar dinheiro ao forçar de forma artificial a subida de valor dos imóveis, o que é punível por lei.
Fundo de pensão da Philips
Setenta companhias e associações também foram acusadas no caso de fraude, incluindo o fundo de pensão da Philips e o fundo de construção da Associação de Municipalidades Holandesas. O julgamento deve durar pelo menos uma semana.
RNW/ANP/NRC/FD-Por Rob Kievit

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.