quarta-feira, 25 de novembro de 2009

HOLANDA:TERAPIA ONLINE É SUCESSO NA HOLANDA


Terapia online funciona. Psicoterapia na qual o contato entre psicólogo e paciente só acontece via internet é tão eficiente quanto o tratamento ‘cara a cara’. Mas não é para todo mundo, e a chance de charlatanice é grande.

Há algum tempo é possível fazer psicoterapia online na Holanda. Para holandeses que moram no exterior ou aqueles que não querem ou não podem ir a um psicólogo, a terapia pela internet, no caso de problemas psíquicos ou vício, é uma boa opção. Para quem está no exterior, a vantagem é poder fazer terapia em sua própria língua. E como o contato com o terapeuta é por e-mail, a diferença de fuso horário também não é problema.


Método comprovado
Que a terapia online seja tão boa quanto o contato pessoal com o psicólogo é menos estranho do que parece. Segundo a psicóloga Marloes Postel, da clínica de tratamento para viciados Tactus, na cidade de Enschede, o método de tratamento é a terapia comportamental, que já é conhecida há décadas. “É uma abordagem terapêutica que já foi comprovada inúmeras vezes. Que o contato seja feito via internet, não faz muita diferença.”
O professor Pim Cuijpers, psicólogo na Universidade Livre de Amsterdão, também está contente com o rápido crescimento do fenômeno da terapia online.
“Não só porque são tratamentos eficientes, mas também porque é fácil incorporar testes que podem tornar o tratamento muito mais pessoal e atraente. As pessoas também podem, dessa maneira, receber uma orientação bastante eficiente em suas ‘tarefas de casa’... por isso, sou muito positivo em relação a este desenvolvimento.”
Casos e casos
Mas a terapia online não é para todos, destaca Cuijpers. Para estrangeiros há o problema da língua, e no tratamento de casos de depressão profunda, com risco de suicídio, é importante que o terapeuta possa ver o paciente. O professor Cuijpers também acha que a possibilidade de que terapeuta e paciente se encontrem deve continuar sempre existindo.
A terapeuta Stijn Bornewasser, da clínica Interapy, de Amsterdão, já tratou diversos holandeses que vivem no exterior. Seu tipo de vida aumenta a chance de problemas psíquicos.
“Pode ser sufocante que a relação familiar ou com o companheiro seja sempre tão presente. Há sempre novos contatos, a vida de quem mora no exterior é um ir e vir de pessoas. Expatriados que vivem assim há muito tempo podem se cansar disso, de ter que sempre fazer novos amigos que, depois de alguns anos, você perde de novo. E há ainda os visitantes: família e amigos que vêm visitar e ficam por três semanas, não só por alguns dias...”
Solidão, estresse, crise depressiva e alcoolismo são alguns dos problemas que podem ser tratados online. E o que é mais prático do que ter contato com seu psicólogo pela internet, na hora que lhe aprouver e na privacidade de sua própria casa?
Carreira
Pessoas que sabem que precisam de ajuda psicológica, mas não querem que seu empregador fique sabendo de um vício, por exemplo, ou que perceba que uma crise depressiva está prestes a acontecer. Algo assim pode ser prejudicial para a carreira. Nestes casos, a terapia pela internet também é uma boa opção e hoje atende a muitas pessoas que antes não procuravam um tratamento.
Charlatães
No enorme sucesso da terapia online também se esconde um perigo. Há milhares de terapeutas oferecendo seus serviços e para o leigo não é fácil separar o trigo do joio. E este tipo de tratamento não sai barato. Uma terapia relativamente simples contra o alcoolismo custa em torno de 1500 euros, um tratamento contra a depressão chega a mais de 2200 euros. Instituições confiáveis oferecem reembolso através do seguro saúde, mas a chance de charlatanice é grande, segundo o professor Cuijpers. Por isso ele defende um certificado para as instituições que oferecem serviços online. Até lá, o moto para quem procura terapia online é: ‘cuidado’.
RNW-Por Thijs Westerbeek van Eerten

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.