segunda-feira, 23 de novembro de 2009

UE:Ministros da UE reúnem-se para preparar cimeira de Copenhaga


BRUXELAS-Os ministros do Ambiente europeus realizam esta segunda-feira uma reunião extraordinária. O objectivo é preparar a cimeira sobre as mudanças climáticas de Copenhaga, da qual se espera um acordo para substituir o Protocolo de Quioto.

"A UE trabalhará para obter em Copenhaga um resultado que seja completo, ambicioso e vinculativo", disse o ministro do Ambiente sueco, Andreas Carlgren.
Neste encontro, em Bruxelas, onde participa também a ministra do Ambiente de Portugal, Dulce Pássaro, vão tentar efectuar uma última revisão conjunta da posição comunitária relativamente à reunião de Copenhaga, bem como as estratégias de negociação que ponham em prática o bloco europeu.
A reunião terá lugar à porta fechada e dela espera-se apenas uma declaração informal ao final do dia, indicaram fontes comunitárias.Está previsto que participe no encontro o responsável da ONU sobre Mudanças Climáticas, Ivo de Boer.
Os "27" serão em primeiro lugar informados sobre os últimos progressos nas negociações internacionais realizadas pela ministra do Clima dinamarquesa, Connie Hedegaard, cujo país organiza a iniciativa de Copenhaga, que decorrerá de 7 a 18 de Dezembro.
O comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, por seu turno, exporá as tendências actuais em emissões de gases com efeito de estufa e informará sobre os compromissos de redução anunciados até agora por outros actores internacionais.
Em paralelo, a ministra norueguesa Hanne Bjurstrom falará das iniciativas existentes para reduzir a desflorestação nos países em desenvolvimento
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.