quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Brasil: Avião não tripulado vai vigiar favelas


RIO DE JANEIRO-As mais problemáticas favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo vão passar a ser monitorizadas por aviões não tripulados da Polícia Federal brasileira.
Os aparelhos, que dispensam piloto, são comandados à distância e têm capacidade para identificar uma pessoa a 10 mil metros de altitude.
De acordo com a edição online do jornal “Folha de São Paulo”, o primeiro destes aviões, comprado a uma empresa israelita, a Heron, está pronto a operar e faz parte de uma frota de 15 aparelhos.
O modelo adquirido pelo Governo brasileiro é, actualmente, utilizado por organismos de defesa de países como os Estados Unidos, Canadá, Índia e Turquia.
O Heron pode ser comandado por um piloto em terra, que fica numa base situada a até mil quilómetros de distância, ou, então, voar em missões pré-programadas.
As operações de descolagem e aterragem são automáticas. “A nova frota será uma ferramenta estratégica para combater crimes que vão desde o tráfico de drogas até, eventualmente, a destruição da Amazónia”, explicou o director do Centro de Inteligência da Polícia Federal brasileira ao “Folha de São Paulo”.
Além de vigiar a entrada de drogas e armas na fronteira, os aviões serão usados em favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo.
RR.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.