quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

CV(ASEMANA):JMN inaugura novo Complexo São Martinho


PRAIA-O primeiro-ministro, José Maria Neves, inaugurou ontem, 23, o novo complexo da Cadeia de São Martinho, na Praia. São instalações modernas que obedecem aos padrões exigidos internacionalmente.O novo complexo tem capacidade para cerca de 576 reclusos (totalizando uma média de 830 reclusos nos dois complexos) e 144 celas. Composta por três sectores e dividida por duas alas, a nova cadeia permite dividir os reclusos por sexo, idade, natureza do crime e natureza da reclusão, ou seja, com separação entre presos preventivos e condenados.
Os reclusos do sexo masculino, com idade superior a 21 anos, ficarão na nova unidade, enquanto que nas antigas instalações ficarão os reclusos do sexo feminino e reclusos do sexo masculino com idade inferior a 21 anos. Das 144 celas referidas, 18 serão disciplinares e duas para visitas conjugais com a devida autorização e selecção dos reclusos.
A estrutura é constituída ainda por salas dos guardas prisionais, advogados, técnicos de educação e inserção social, sala para formação profissional equipada com computadores, televisão, DVD e sala de aulas para educação de adultos (parceria com DGAEA).
Existe também um serviço de enfermaria e consultório médico, refeitórios para guardas prisionais e reclusos, cantina para reclusos, biblioteca, sala técnica e oficina ampliada e melhor equipada (mecânica, sapataria, serralharia, marcenaria e carpintaria) dentro do programa de reinserção social.
Para uma maior segurança na nova estrutura prisional foram instalados modernos equipamentos electrónicos, nomeadamente circuito fechado de televisão que permite melhor vigilância dos reclusos (CCTV); sistema Raio-X e detector de metais; bloqueador de comunicações (telemóveis); rede rádio de comunicações.
Por forma a diminuir o peso desta cadeia no Orçamento do Estado, existem projectos como o da construção de uma padaria de fabrico de pão para consumo interno, a implementação de um sistema de rega gota-a-gota e estufa hidropónica, actividades ligadas à pecuária e furos de água que permitirão a sua autonomia no abastecimento deste precioso líquido.
As novas instalações da Cadeia Central vão trazer, assim, melhores condições de funcionamento, maior segurança na intervenção por parte dos guardas prisionais, melhores condições de habitabilidade, melhor circulação e mobilidade dos reclusos, melhores condições de trabalho e intervenção para técnicos sociais e uma substancial melhoria no atendimento médico.
ASEMANA.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.