sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

CV(EXPRESSO):Comissão Política do MpD apresentada aos jovens


PRAIA-A Comissão Política do MpD, saída do último congresso do partido, foi apresentada ao público, sábado, num grande comício festa, que agregou milhares de pessoas, no largo da Escola Técnica, em Achada Santo António. O evento foi organizado pela JpD.
De acordo com Miguel Monteiro, presidente da JpD, o objectivo do evento era de dar oportunidade ao presidente do partido, para apresentar aos jovens a nova Comissão Política, bem como proporcionar um contacto com a juventude, transmitindo-lhes uma mensagem de esperança.
Carlos Veiga, que fez um discurso de cerca 40 minutos, começou por afirmar que essa Comissão Política expressa, de modo claro, dois aspectos importantes: a unidade do partido e a geração jovem que a constitui.
"O MpD, desde o seu nascimento, é um partido da juventude, uma vez que foi fundado por jovens que queriam mudança para Cabo Verde", afirmou, considerando, ainda, que é formada por jovens capacitados que desejam assumir um papel determinante, no processo de desenvolvimento do país, manifestando ainda abertura do seu partido aos jovens.
Carlos Veiga ainda falou dos grandes problemas que afectam os jovens cabo-verdianos, nomeadamente, o desemprego, habitação social para jovens, apoio ao empreendedorismo, bem como necessidade numa maior qualidade na formação dos mesmos.
A festa contou com a actuação de vários grupos como Ferro Gaita, Ló, Rapaz 100 Juíz e Djipis Kings.
Os discursos
Depois de falar do caso INPS x Electra, o líder da Oposição focalizou o desemprego, e advogou que Estado deve garantir o primeiro emprego aos jovens. Neste particular, Carlos Veiga afirma que o Governo "falhou", e apontou como exemplo, "a alta taxa de desemprego, no seio da juventude", na ordem dos 46 por cento.
O presidente do MpD garante que o compromisso do seu partido com Cabo Verde é adoptar uma política que garanta mais emprego, no país, criando condições para que os jovens desenvolvem as suas capacidades de criação e empreendedorismo.
Neste aspecto, Veiga garantiu que caso, vença as eleições em 2011, vai apoiar as empresas no desenvolvimento das suas actividades económicas, sobretudo ao empreendedores jovens, através da criação de um fundo de capital de risco para apoiar as empresas jovens.
Formação/Qualidade
Reconhecendo que aos longos dos anos em Cabo Verde, houve uma grande aposta na quantificação da educação, Carlos Veiga considera que agora é altura de se pensar numa educação e formação de extrema qualidade, dando oportunidade aos jovens cabo-verdianos de competir em pé de igualdade, na disputa de um emprego em qualquer parte do mundo.
O aumento de bolsas de estudos, e a luta para que no quadro da Parceria Especial com a União Europeia, Cabo Verde e seus estudantes venha a beneficiar do programa "ERASMUS", são algumas promessas de Carlos Veiga, caso for, eleito primeiro-ministro em 2011.
EXPRESSODASILHAS.SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.