quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

CV(EXPRESSO):Sal e Santiago com melhor energia em 2010, diz Ministra da Economia


PRAIA-No Verão do próximo ano já devem estar a funcionar os dois reforços de potência diesel e as duas centrais foto voltaicas nas ilhas de Santiago e do Sal. A garantia foi deixada pela Ministra da Economia, Fátima Fialho, durante a assinatura dos contractos com a empresa portuguesa TRC, responsável pela construção das infra-estruturas.
"Este é um acto que se enquadra no projecto do ministério da economia, e do governo, de reestruturação do sector energético e, em particular, do sector eléctrico e da ELECTRA" sublinhou a governante no fim da cerimónia, "assinamos um contrato para o fornecimento de dois grupos de diesel, para as ilhas do Sal e de Santiago, que se enquadram também no programa de maior penetração de energias renováveis em Cabo Verde".
É uma acção que se "enquadra-se na própria reestruturação da ELECTRA", continuou Fátima Fialho, "que o governo quer que seja uma empresa fiável e credível, com um abastecimento de energia feito de forma segura e moderna"
O executivo do PAICV já referiu, por diversas vezes, que a meta é ter uma quota de energia renovável de 25 por cento. Os novos equipamentos podem até contribuir para aumentar essa percentagem. "As duas centrais vão contribuir para uma maior penetração na rede, mas o projecto dos quatro parques eólicos é que vai contribuir para este objectivo. O primeiro passo deve ficar concluído em 2010 e quando concluirmos os quatro teremos essa penetração de 25%. Com as centrais poderemos ter um nível energético mais elevado e melhor", salientou a Ministra da Economia.
Já Luís Mendes, administrador da TRC, explicou as características dos reforços a diesel e das centrais foto voltaicas. "As centrais estarão preparadas para funcionar todo o ano, a carga máxima, ou seja, são de produção no mais puro significado da palavra. Serão um reforço para a potência instalada, um reforço das renováveis e são transportáveis", ou seja, se já não forem necessárias nos locais de origem, poderão ser deslocadas para outras ilhas.
EXPRESSODASILHAS.SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.