terça-feira, 29 de dezembro de 2009

CV(INFORPRESS):Governo busca consultadoria técnica para projectos de energias renováveis


PRAIA-O Governo cabo-verdiano vai contratar um estudo de consultadoria e assistência técnica, tendo em vista a criação de condições para a concretização dos projectos de energia renovável em Cabo Verde, num prazo máximo de 12 meses.
Na resolução do Conselho de Ministros – nº 43/2009, de ontem, 28 de Dezembro que dá conta do projecto – o executivo do Estado faz questão de justificar a opção por um fornecedor bem identificado, “com origem portuguesa, experiente em projectos semelhantes para outros Governos, designadamente em ilhas, com excelente saber fazer no domínio da implementação de projectos em todas as vertentes das energias renováveis”.
Sem indicar o nome da empresa, refere ainda o documento a fonte da Inforpress que se trata um entidade com patentes e concessões únicas na área da geotermia e energia marítima.
Pretende o executivo cabo-verdiano lograr esse objectivo de energias renováveis em “tempo recorde”, isto é, no decurso de 2010, estando o projecto a ser desenvolvido conjuntamente com Portugal, país com quem Cabo Verde assinou em Junho de 2009 um contrato de abertura de uma linha de crédito no montante de 100.000.000,00€ (cem milhões de euros).
Move ainda o governo o desejo de desenvolver projectos de conservação do ambiente e mobilização de água e, paralelamente, contornar aquilo que o executivo de José Maria Neves considera ser “elevada dependência” de Cabo Verde, relativamente aos combustíveis fósseis para a produção de energia eléctrica.
Segundo apurou ainda a Inforpress, esse projecto de concretização de energias renováveis no arquipélago responde também às pretensões da recente adesão de Cabo Verde à Agência Internacional de Energias Renováveis e à implantação no país do Centro de Energias Renováveis da África Ocidental.
Aliás, o executivo de José Maria Neves anunciou, recentemente, a instalação, para 2011, de quatro Centrais Eólicas nas ilhas da Boa Vista, São Vicente, Santiago e Sal, que vão garantir uma penetração de 25 por cento de energias renováveis no país.
Assim que forem instalados os aerogeradores em Santiago (com 10 megawatts de potência instalada), São Vicente (oito), Sal (seis) e Boa Vista (quatro), Cabo Verde terá um aumento substancial da taxa de penetração das energias renováveis e irá contribuir para a redução da dependência relativamente aos produtos petrolíferos.
SAPO.CV/INFORPRESS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.