sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

DIÁSPORA(EXPRESSO):MILITANTES PEDEM REESTRUTURAÇÃO DO MPD-PORTUGAL


MpD Portugal-Almoço convívio
Os militantes do MpD em Portugal consideram ser preciso que a Direcção Nacional do principal partido da oposição cabo-verdiana se desperte em relação aos problemas com que a força política se depara nesta parcela da Europa.
Esta alerta foi dada domingo último durante um almoço-convívio entre os militantes do MpD da Margem Sul do Tejo, Zona de Almada, que teve como objectivo aproximar os militantes e amigos do MpD nesta época de natal e alertá-los pelos desafios eleitorais que esperam o partido para o ano 2011.
De acordo com um dos organizadores do evento, António Moreno (Macuna), o almoço, enquadrado na época natalícia visa essencialmente aprofundar o laço de amizade e fraternidade entre os militantes e simpatizantes do MpD-Portugal. "Mas também, é um sinal claro da necessidade do MpD-Portugal inovar na sua forma de acção política, e na sua forma de interagir com a nossa comunidade em Portugal", considerou aquele activista e militante do MpD.
António Moreno alertou ainda para o facto de existir pela frente muito trabalho a fazer no seio da comunidade cabo-verdiana radicada em Portugal, sendo a que maior expressão tem na Europa e que pode vir a ser decisivo nas próximas duas batalhas eleitorais que estão previstas para 2011.
Macuna demonstrou a sua convicção de que o MpD vai ganhar estas eleições, em 2011, em Portugal, indicando que só será possível se os militantes do partido neste país estiverem unidos, colocando de lado aquilo que chamou de "politiquices e querelas inúteis"
"A máxima força exige uma unidade sólida do MpD, cimentada em debates de ideias, geradoras de propostas políticas, assumidas por todos, e ancoradas numa liderança forte, credível e determinada", frisou para rematar que o que está em jogo é o futuro do país, pelo que, considera, por isso, que todos são necessários neste momento que é de mobilização de todas as capacidades, para garantir a vitória nas próximas eleições em nome do interesse nacional.
Aquele activista fez saber ainda que dos contactos que tem tido com os militantes e amigos do MpD em Portugal tem-se apercebido que várias pessoas se têm mostrado sensíveis à causa do MpD e que estas manifestações de vontade têm sido contrariadas pela inexistência de uma estrutura organizativa que funcione numa base, orientada e sistemática, e ainda pela ausência de recursos envolvidos, que tem condicionado grandemente a implementação das acções no terreno. "Por isso, penso que é urgente a reestruturação do MpD-Portugal para dar um novo impulso rumo a 2011", concluiu Macuna disponibilizando-se a participar, activamente nas próximas batalhas do partido.
Por sua vez, um dos dirigentes do partido em Portugal, Emanuel Barbosa, esclareceu que existe uma Comissão Ad-hoc encarregue, há um ano, da organização do partido neste país, mas que, de acordo com o seu pensamento, é preciso adequar esta estrutura ao exigível nos Estatutos do MpD. "Precisamos de legitimar a estrutura e as pessoas, e para isso, é preciso que haja eleições de novos dirigentes do partido em Portugal", esclareceu ainda Emanuel Barbosa em relação a alguns pedidos de esclarecimentos sobre o funcionamento do partido neste país por parte de alguns militantes, simpatizantes e amigos do partido.
Barbosa referiu-se ainda a algumas questões que fazem parte da moção de estratégia do novo presidente do MpD, Carlos Veiga, eleito na última Convenção, e que se prendem com os custos das passagens dos TACV e da TAP de e para Cabo Verde, com a problemática das alfândegas, acesso ao ensino superior e ainda a segurança. Colocou a tónica ainda na problemática da necessidade da descentralização dos serviços da Embaixada de Cabo Verde de modo a ficarem mais próxima dos interesses da comunidade.
Questões ainda relacionadas com o processo de Recenseamento Eleitoral na Emigração preocupam os militantes, simpatizantes e amigos do MpD em Portugal.
EXPRESSODASILHAS.CV-Por JAR, em Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.