sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

DIÁSPORA(RTC):RTC e comunicadores cabo-verdianos nos EUA assinam parceria


A Radiotelevisäo Caboverdiana e o Núcleo Dinamizador da Associaçäo dos Médias nos Estados Unidos assinaram um Memorandum de Entendimento que permite a troca de conteúdos entre as partes, co-produçöes conjuntas e desenvolvimento de acçöes e iniciativas visando uma melhor comuicaçäo entre os fazedores da informaçäo no país e na diáspora.
O documento foi rubricado no restaurante Sodade, em Brockton, no estado de Massacussets, pelo presidente do Conselho de Administraçäo da RTC Horácio Semedo e quatro integrantes do Núcleo, no final de dois dias de intensos trabalhos.
A partir de agora, a RTC vai colocar à disposiçäo dos produtores e comunicadores radicados nos Estados Unidos os seus programas e produtos de forma regular, preenchendo assim o vazio informativo sobre Cabo Verde na diáspora americana. A nível da Rádio de Cabo Verde, a estaçäo pública dará acesso aos seus noticiários e programas através da Internet, usando os recursos oferecidos pelas novas tecnologias. Em qualquer lugar e a qualquer hora os produtores e comunicadores poderäo ter acesso ao material da RCV e usá-lo na íntegra ou em parte, abrindo assim a maior fonte de informaçäo jornalística sobre Cabo Verde aos comunicadores na diáspora.
Quanto à TCV, a alternativa, por agora, é o envio semanal por aviäo de um compacto de programas que poderäo ser usados pelos produtores e comunicadores televisivos nos Estados Unidos. A ideia é agilizar o processo e colocar à disposiçäo dos médias cabo-verdianos informaçöes e imagens actualizadas do país. Num primeiro momento, seräo privilegiados os programas que abordem as problemáticas regionais, debates, entrevistas, magazines, documentários e musicais.
Por seu turno, a RCV e a TCV teräo acesso também às informaçöes produzidas na diáspora americana, o que vai ajudar os cabo-verdianos residentes no país a acompanhar o pulsar da maior comunidade emigrada. O Memorandum de Entendimento permite que a RTC celebre também acordos bilaterais com os produtores e comunicadores integrantes da futura Associaçäo.
O documento ora rubricado teve a sua origem em Novembro quando o Consul Geral de Cabo Verde em Boston Pedro Graciano de Carvalho apresentou ao CA da RTC um documento no qual cerca de três dezenas de produtores e comunicadores radicados nos estados americanos de Massachussets e Rhode Island manifestaram a sua intençäo de formar uma associaçäo e, ao mesmo, tempo, ter acesso a informaçöes de Cabo Verde, em especial a produzida pela RTC. O presidente do CA da RTC Horácio Semedo disse que a proposta veio ao encontro do que a RTC tinha programado para 2010: levar a informaçäo da RCV e da TCV à diáspora cabo-vediana.
Depois de algumas semanas de preparaçäo, uma delegaçäo da RTC integrada pelo seu presidente e pelos directores da RCV, Carlos Santos, e da TCV, Alvaro Ludgero Andrade reuniu-se no sábado 12 na sede da CACD, em Pawtucket (Rhode Island), sob a mediaçäo do Consul Geral em Boston, com cerca de três dezenas de comunicadores e produtores, Após algumas palavras do Consul Geral, que parabenizou a todos pela iniciativa, os trabalhos decorreram por cerca de quatro horas, com todos a manifestarem o seu interesse em avançar com o projecto. Os trabalhos, agora na especialidade e entre a RTC e uma comissäo dos produtores e comunicadores, terminaram apenas ontem, domingo 13, por volta das 23 horas. De seguida, o Memorandum de Entendimento foi assinado no restaurante Sodade, em Brockton, pelo presidente do CA da RTC Horácio Semedo e pelo Núcleo Dinamizador da Associaçäo dos Medias Cabo-Verdianos nos Estaods Unidos, integrado por Carlos Brito, Valdir Alves, Pedro Chantre e Vuca Prinheiro.
RTC.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.