segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

IRÃO:Oito morreram durante protestos no Irão, diz TV estatal

Sobrinho do ex-candidato oposicionista Moussavi morreu na manifestação.
A TV estatal iraniana disse nesta segunda-feira (28) que pelo oito pessoas morreram durante o protesto contra o governo na capital do país, Teerã, na véspera. A informação é do Conselho Supremo de Segurança Nacional.
A polícia iraniana prendeu cerca de 300 pessoas na manifestação,que pedia reforma política. Os manifestantes enfrentaram forças de segurança do país, no que está sendo considerado o pior caso de confronto violento desde a controversa eleição de junho, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad foi reeleito.

Manifestantes reformistas do Irão entraram em confronto com as forças de segurança do país no dia mais violento desde as eleições de junho (Foto: Reuters)
Um sobrinho do líder oposicionista iraniano Mir Hossein Moussavi , Ali Moussavi, de 20 anos, foi morto em confrontos entre manifestantes e forças de segurança, informou um assessor do oposicionista.
Mais cedo, a TV pública iraniana havia anunciado que o número de mortos chegava a 15.
O chefe de polícia da província de Teerão, general Azizolah Rayabzadeh, ficou ferido nos distúrbios, segundo seu auxiliar, general Ahmade Reza Radan.
Neste domingo, o site oposicionista Jaras já havia antecipado que quatro pessoas haviam sido mortas em Teerão durante um festival xiita. O chefe da polícia da capital negou a informação.
Segundo o site Jaras, os protestos foram estendidos a outras regiões do Irão, incluindo a cidade sagrada de Qom, mas essa informação não pôde ser independentemente confirmada.
Contexto
Os acontecimentos deste domingo agravam a crescente tensão na República Islâmica, seis meses depois de uma polêmica eleição presidencial ter gerado protestos e exposto as amplas divisões dentro dos poderes políticos e clericais.

Manifestantes fazem protesto antigoverno nas ruas de Teerã (Foto: Reuters)
O Jaras afirmou que a polícia matou três manifestantes no centro de Teerão. O site disse posteriormente que uma quarta vítima também morrera nos confrontos, mas não deu mais detalhes. "Três pessoas foram mortas e outras duas ficaram feridas quando a polícia abriu fogo contra os manifestantes", afirmou o site.
"Nós mataremos aqueles que mataram nossos irmãos", gritavam os manifestantes, segundo o Jaras.
As mortes deste domingo foram as primeiras em protestos de rua desde as extensas e violentas manifestações logo após as eleições, em junho, nas quais a oposição diz que morreram mais de 70 pessoas.
GLOBO.COM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.