quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

OTAN:Ataques deixam 13 mortos no Afeganistão


CABUL-Oito americanos foram mortos em um atentado suicida no leste do Afeganistão, segundo informações divulgadas por militares dos Estados Unidos nesta quarta-feira.
O militante suicida usava um cinturão explosivo quando entrou em uma base militar na província de Khost, segundo a imprensa americana.
As autoridades não revelaram detalhes sobre o número de feridos no ataque ocorrido próximo à fronteira com o Paquistão.
Ainda não está claro se os mortos seriam civis ou agentes americanos. A agência de notícias Reuters afirma que todas as vítimas eram civis, mas os militares não confirmaram a informação oficialmente. Já a rede de notícias americana CNN afirma que os oito mortos seriam agentes da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos.
Canadá
Em outro ataque no Afeganistão, cinco soldados e uma jornalista canadenses morreram após a explosão de uma bomba em uma estrada em Kandahar.
O incidente foi o pior ataque fatal contra canadenses no país em mais de dois anos.
Segundo o correspondente da BBC em Toronto Lee Carter, o incidente vai preocupar os canadenses, já que um civil está entre os mortos.
A jornalista foi identificada como Michelle Lang, de 34 anos, do jornal Calgary Herald, que estava fazendo uma cobertura no Afeganistão.
Polêmica
No ano que vem, o total de soldados nas forças internacionais no Afeganistão deve subir de 113 mil para 150 mil.
No sábado, uma operação da Otan causou um desentendimento entre o governo afegão e as forças internacionais. O presidente do país, Hamid Karzai, acusa soldados internacionais de terem atirado indiscriminadamente contra dez civis, incluindo oito adolescentes.
A Otan nega as alegações afegãs.
A morte de civis afegãos nas operações da Otan, embora em menor número do que nos ataques do Talebã, costuma gerar grande ressentimento entre a população local.
O Talebã luta desde 2001, quando foi derrubado pela Otan, contra o governo do presidente Karzai e as forças estrangeiras no Afeganistão.
GLOBO.COM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.