quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

USA:CIA ignorou alerta de pai de suspeito de tentar explodir avião nos EUA, diz CNN


Umar Faruk Abdulmutallab em foto divulgada por um professor. (Foto: AFP)
Um funcionário da CIA preparou um relatório sobre o homem que foi preso por tentar explodir um avião no dia de Natal, depois de se reunir na Nigéria com o pai dele, mas o documento não foi difundido pela agência norte-americana de inteligência, disse o canal CNN na noite de terça-feira (29), citando uma fonte não-identificada.
O nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, está preso sob acusação de ter tentado detonar uma bomba em um avião da Northwest Airlines que fazia a rota Amsterdã- Detroit com cerca de 300 ocupantes. A al-Qaeda assumiu a autoria da frustrada tentativa de ataque.
O pai dele, um importante banqueiro nigeriano, havia transmitido à Embaixada dos EUA em Abuja a sua preocupação sobre a radicalização do filho, que no entanto não foi incluído em uma lista de pessoas proibidas de voar.

Na terça-feira, o presidente Barack Obama apontou uma combinação de "falhas humanas e sistêmicas" no caso.
"Quando nosso governo tem informações sobre um conhecido extremista, e essa informação não é partilhada nem recebe uma ação conforme deveria ter sido, de modo que este extremista embarca em um avião com explosivos perigosos que poderiam ter custado quase 300 vidas, uma falha sistêmica ocorreu, e considero isso totalmente inaceitável", disse Obama no Havaí, onde passa férias.
GLOBO.COM/REUTERS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.