domingo, 27 de dezembro de 2009

USA:Holanda garante que suspeito conseguiu furar todos os controlos


AMSTERDAM-As autoridades anti-terroristas holandesas asseguraram, este sábado, que o homem suspeito de tentar explodir um avião com destino a Detroit, procedente de Amesterdão, passou os controlos habituais no aeroporto.
Uma mistura entre um pó explosivo e um líquido, que entrou no avião junto ao corpo do suspeito, não é detectável nos tradicionais aparelhos de Raio X dos aeroportos, segundo um especialista.
Com este método, o suspeito passou por todos os pontos de controlo sem problemas, sendo o líquido transportado numa pequena bolsa de plástico. As autoridades suspeitam que possa ter sido transportado num preservativo.
Foi só no momento em que o avião começou o trajecto de descida que o suspeito tentou accionar a mistura explosiva.
A cadeia de televisão norte-americana CBS diz que esta técnica é nova, enquanto o jornal New York Times revela que nenhum especialista contactado conhecia este método.
O suspeito terá utilizado uma seringa para injectar um líquido que se misturaria com esse pó, sendo que bastaria uma pequena combustão para detonar a mistura explosiva.
Os especialistas de segurança dizem que para isso seria necessário apenas um detonador, ainda que pequeno. Por isso, estranham ainda mais como é que este método passou sem sinal de alerta por todos os pontos de controlo.
Entretanto, algumas vozes levantaram-se a defender a instalação de scanners em vez dos equipamentos de Raio X nos aeroportos. Só assim, com controlo através de scanner a três dimensões, será possível evitar estas situações.
Uma fonte oficial norte-americana disse à agência Associated Press que o autor deste ataque falhado integra a lista de suspeitos de terrorismo há dois anos.
TSF.PT-Por Ana Catarina Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.