domingo, 27 de dezembro de 2009

USA:Nigeriano é acusado formalmente de tentar explodir avião nos EUA


Um nigeriano de 23 anos foi acusado formalmente, neste sábado (26), de tentar explodir um avião da Northwest Airlines na sexta-feira (25), informou o Departamento de Justiça em um comunicado.
O Airbus 330, que transportava 278 pessoas e fazia a rota Amsterdã–Detroit. A aeronave, que havia deixado a Nigéria, pousou de maneira segura no aeroporto de Detroit.
Segundo a Efe, a denúncia criminal diz que o FBI encontrou no artefato restos do explosivo tetranitrato de pentaeritritol, ou PETN. Ele teria misturado pó e líquido com uma seringa encontrada em seu assento.
O nigeriano, que segue internado no Centro Médico da Universidade de Michigan, deve comparecer perante a um juiz ainda neste sábado para ouvir as acusações.
"O suposto ataque em um avião americano no dia de Natal mostra que precisamos nos manter vigilantes na luta contra o terrorismo todo o tempo", declarou o procurador-geral Eric Holder. "Se este suposto plano para destruir um avião tivesse sido bem sucedido, várias pessoas inocentes teriam sido mortas ou feridas", acrescentou.
Interrogado, o homem teria dito que a ordem para o atentado teria partido da al-Qaeda. Ele foi dominado pela tripulação e o piloto fez um pouso normal.

"Continuaremos a investigar este caso vigorosamente, e usaremos todas as medidas que estão ao alcance de nosso governo para garantir que todos os responsáveis por esta tentativa de ataque serão trazidos à justiça", concluiu Holder.
O suspeito disse ter comprado o explosivo no Iêmen, onde teria sido treinado. O presidente Obama ordenou que as medidas de segurança nos aeroportos passem a ser ainda mais rigorosas. Havia 278 pessoas no jato e três, inclusive o suspeito, ficaram feridas.
O incidente
O nigeriano saiu de Lagos, a capital da Nigéria. Trocou de avião em Amsterdã e seguia rumo os Estados Unidos. O incidente aconteceu quando o avião estava prestes a pousar em Detroit, no estado de Michigan.
Segundo uma TV americana, o passageiro tinha um saco com uma espécie de pó amarrado à perna. Ele teria injetado um líquido no pó, que explodiu. Ele sofreu queimaduras de segundo grau e dois passageiros sentados ao lado ficaram feridos.
No aeroporto em Detroit todos os vôos internacionais foram suspensos. Passageiros que passaram horas no terminal reclamavam da falta de informações.
O Departamento de Segurança Interna comunicou que novas medidas de segurança nos aeroportos serão adotadas imediatamente por ordem do Presidente Obama.
GLOBO.COM-Com informações da Efe, France Presse e Reuters

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.