domingo, 31 de janeiro de 2010

CAN2010:Egipto revalida título

Um golo de Gedo, marcado aos 85 minutos, deu ao Egipto o seu 7º título africano de selecções. Num jogo de fraca intensidade, Gedo acabou por fazer a diferença, ele que foi também o melhor marcador da prova com cinco golos, sendo que nunca foi titular.
O favoritismo do Egipto acabou por se confirmar, se bem que tenha encontrado muitas dificuldades para bater este Gana muito guerreiro, que criou enormes dificuldades aos Faraós. Aliás durante a primeira parte foi o Gana quem esteve mais perto da baliza de El Hadary, mas apenas com remates de longe iam criando perigo.

Com uma intensidade baixa, as duas formações esperavam por um erro individual para desfazer o nulo mas ao intervalo ninguém ainda tinha criado uma verdadeira oportunidade de golo.
No segundo tempo as duas formações entraram mais decididadas mas também mais faltosas. Nos primeiros dez minutos o árbitro teve de mostrar vários amarelos para estancar um pouco a agressividade que os jogadores colocavam na disputa dos lances.
O Gana começou a arriscar mais e a criar mais perigo junto da baliza de El Hadary. O Egipto ia respondendo com rápidos contra-ataques, como gosta de jogar, tirando partido do espaço existente nas costas da defesa do Gana.
Aos 70 minutos Hassan Shehata, técnico do Egipto, lançou em campo o seu suplente de "luxo". Gedo, melhor marcador da prova, apenas precisou de uma oportunidade para marcaar: foi aos 85 minutos, numa combinação com Zidan. O avançado do Al Itihad do Egipto tabelou com o seu colega de equipa, entrou na área e rematou colocado ao poste mais distante de Kingson.
Era o quinto golo de Gedo na prova, melhor marcador do CAN2010, ele que nunca foi titular. Em pouco mais de 120 minutos, marcou cinco golos, uma média invejável para um avançado.
O Egipto passava para a frente do marcador, já perto do final. O Gana ainda teve uma oportunidade mas Addo, que entrou na 2ª parte, cabeceou mal um livre de André Ayew.
Esta foi a sétima final ganha pelos Faraós em oito presenças no jogo decisivo do CAN. Foi também o terceiro troféu consecutivo. Hassam Shehata tornou-se também no primeiro treinador a vencer a prova por três vezes consecutiavas.
Já o Gana, voltou a ser derrotado na final, depois do desaire frente a Costa do Marfim em 1992, no desempate por grandes penalidades.
Ficha de jogo
Estádio: Estádio 11 de Novembro (Luanda)
Árbitro: K. Coulibaly (MLI)
Golo:Egipto: Mohamed Nagy Gedo (85)
Cartões amarelos:Gana: Opoku (47)
Egito: Moawad (48), Al-Muhamadi (52), Ghali (60)
Equipas:
Gana: Richard Kingson (cap.) - Samuel Inkoom, Isaac Vorsah, Lee Addy, Hans Sarpei - André Ayew, Emmanuel Agyemang Badu, Anthony Annan, Kwadwo Asamoah - Asamoah Gyan (Dominic Adiyiah 87), Agyemang Opoku (Eric Addo 89) - Técnico: Milovan Rajevac.
Egipto: Essam El Hadary - Ahmed Al-Muhamadi, Wael Gomaa, Hani Said, Ahmed Fathi (Moatasem Salem 90), Sayed Moawad (Mohamed Abdel-Shafy 57) - Hossam Ghali, Hosni Abd Rabou, Ahmed Hassan (cap.) - Emad Moteb (Mohamed Nagy Gedo 70), Mohamed Zidan - Técnico: Hassan Shehata.
SAPO.AO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.