sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CV:Cabo Verde abre concurso para construção de três barragens financiadas por Portugal


PRAIA-O Governo de Cabo Verde lança na próxima semana um concurso internacional para a construção de três barragens para a retenção de águas pluviais financiadas por Portugal no âmbito de um pacote financeiro de 100 milhões de euros.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (INGRH) de Cabo Verde, António Pedro Borges, as três infra-estruturas hídricas serão construídas na ilha de Santiago, onde existe a única barragem do arquipélago, a do Poilão, construída e financiada pela cooperação chinesa em 2006. António Pedro Borges adianta que as barragens a construir serão erigidas nas localidades de Salineiro, concelho da Ribeira Grande (Cidade Velha), Tabugal, em Santa Catarina, e Faveta, em São Salvador do Mundo (Picos).
O arranque das obras, que permitirão a retenção de grandes quantidades da água da chuva que se perdem no mar, está previsto já para o primeiro trimestre deste ano, assegura António Pedro Borges, indicando que, no prazo máximo de dois anos, duas dessas barragens estarão concluídas.
O pacote financeiro concedido pelo Governo português prevê ainda, além das três barragens, o desenvolvimento de projectos nas áreas das energias renováveis, a construção de diques de correcção torrencial e ainda a realização de 70 furos de captação de água no subsolo, de modo a permitir mais recursos para irrigar áreas ciclicamente afectadas por secas prolongadas.
Paralelamente o Executivo cabo-verdiano vai também continuar a apostar no projecto de dessalinização de água do mar.
A barragem de Poilão, construída por técnicos chineses na bacia hidrográfica de Ribeira Seca, permite a irrigação de 65 hectares de terrenos e proporciona emprego a centenas de famílias das localidades vizinhas.
A infra-estrutura hídrica tem 26 metros de altura, 15 metros de comprimento e uma albufeira com capacidade para armazenar 1,7 milhões metros cúbicos de água, que encheu totalmente pela primeira vez em Setembro de 2009, garantindo água para a agricultura da região nos próximos dois anos.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.