sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CV:Edil salense desafia empresários a requalificarem as vilas de Espargos e Santa Maria, em Cabo Verde

O presidente da Câmara Municipal do Sal, Jorge Figueiredo, desafia os empresários do sector da construção civil na ilha a organizarem-se e participarem no projecto de requalificação urbana das vilas de Espargos e Santa Maria.
O repto foi lançado durante um encontro com os empresários no ramo, para apresentação e socialização do "ambicioso projecto" de transformação radical das duas localidades, orçado em cerca de 30 milhões de euros (3,3 milhões de contos).
Depois de um longo esclarecimento à volta do processo, Jorge Figueiredo disse que, finalmente, e graças à sua persistência, a sua Câmara e o Governo estão prestes a fechar com o Banco Europeu de Investimentos (BEI), um empréstimo à volta de 10,9 milhões de euros (cerca de 1,2 milhões de contos), para arrancar com o projecto numa primeira fase. O edil salense esclareceu que, para conseguir o restante dinheiro, ou seja, cerca de 20 milhões de euros, conta solicitar um empréstimo a fundo perdido ao BEI.
Jorge Figueiredo quis com este encontro que os empresários do sector da construção civil local ficassem, de certa forma, com conhecimento igual sobre o andamento deste processo. "É esta composição de 30 milhões de euros que gostaria de colocar à vossa consideração. Se obtivermos um financiamento de mais 10 milhões de euros, gostaria de ver uma organização do Sal capaz de promover o sector privado e as empresas terem capacidade de participar no processo de requalificação urbana", desafiou.
Porém a questão que se coloca, segundo Jorge Figueiredo, é como organizar a estrutura empresarial local para fazer face ao desafio e conseguir os dois espaços urbanos com a qualidade que merecem, reactivar o investimento privado na ilha, e melhorar a condição de vida das pessoas e cidadãos.
O autarca sustentou, para concluir, que a evolução e a transformação da condição urbana é inseparável das dinâmicas económicas que condicionam os seus modelos de desenvolvimento e desempenho, enquanto meios inovadores favoráveis à modernização económica, à flexibilidade de adaptação mais rápida de organização dos mercados, e à capacidade de fixação de emprego e de rendimento.
OJE/LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.