sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CV:MPD CONTRA “NEGÓCIO POLÍTICO” INPS/ELECTRA E EXIGE EXPLICAÇÕES DO PRIMEIRO MINISTRO


PRAIA-O MpD, através do seu grupo parlamentar voltou hoje a reafirmar ser contra o negócio da compra das acções da Electra pelo INPS que caracterizou de “negócio político”, apadrinhado pelo Primeiro Ministro e pede explicações a José Maria Neves.
È mais um capítulo de um negócio anunciado no mês passado e que apanhou de surpresa não só a sociedade cabo-verdiana, mas também a oposição pelo secretismo que envolveu a entrada do IMPS no capital social da Electra e que já vem de Abril de 2008, vai faze dois anos.
Segundo o líder parlamentar ventoinha, o Governo deve explicações aos cabo-verdianos porque as contribuições das empresas e dos trabalhadores estão a ser utilizados para resolver os problemas financeiros de uma empresa tecnicamente falida.Ou seja, o Governo não consegue através de políticas públicas resolver o problema da energia em Cabo Verde, socorre-se do INPS, financeiramente, para injectar dinheiro fresco na empresa, com o sentido da Electra o utilizar em gastos correntes e em pagamento de dívidas”, disse Elísio Freire.
Fernando Elísio Freire afirmou ainda que José Maria Neves tem de ser confrontado para que diga a verdade aos cabo-verdianos acerca deste negócio e acrescentou que a careca do Governo caiu e com ela, a máscara do Executivo sobre as contas públicas que está mais preocupada com a Comunidade Internacional como se fosse esta comunidade a decidir quem governa Cabo Verde.
Segundo o MpD, o Governo está sim a esconder as dívidas que tem contraído através do aval que deu á Electra e a outras empresas públicas e ao INPS, o que no entender de freire “é extremamente grave” porque são dívidas que um dia o Estado vai ter de pagar.
O grupo parlamentar do MpD que convocou a imprensa para falar dos preparativos para a sessão da Assembleia Nacional de Janeiro que terá início esta segunda-feira, alertou para o facto de se estar a preparar uma “farsa” que é o debate sobre o sistema de segurança social em Cabo Verde, tudo “para esconder os reais problemas do país aos cabo-verdianos”.
“Isso é um truque para tentar desviar a atenção para os problemas reais dos cabo-verdianos, perante o negócio político que o Governo fez com o INPS”, garante Freire, para quem o Executivo pretender, através da propaganda, vencer a realidade. “A realidade é clara, houve negócio político INPS/Electra”, repete, “apadrinhado pelo Primeiro Ministro, utilizando os recursos dos contribuintes, para ajudar financeiramente outra empresa pública”, concluiu.
LIBERAL.SAPO.CV

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.