sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

CV(INFORPRESS):Primeiro-Ministro destaca papel das FA na sociedade cabo-verdiana


PRAIA-O primeiro-ministro, José Maria Neves, defendeu hoje na Praia que a reforma no sistema de segurança nacional preconizado pelo Governo visa fazer face aos novos desafios e ao elevado nível de violência que se verifica actualmente na sociedade cabo-verdiana.
José Maria Neves, que falava na cerimónia do 43º aniversário das Forças Armadas de Cabo Verde, referia-se aos documentos aprovados pelo Governo e que tem como propósito a estabilidade e a segurança do país, bem como o bem-estar económico e social na qualidade de vida dos cidadãos.
Desse rol de documentos aprovados, o primeiro-ministro destacou “As Grandes Opções do Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional”, que definiu as grandes ameaças, as alianças e os sistemas de forças e sua articulação na resposta às ameaças e aos princípios fundamentais para a elaboração do “Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional”.
Neste âmbito, o chefe do Governo apontou como base dessa reforma que se preconiza nas Forças Armadas, um conjunto de medidas legislativas que aprovam, nomeadamente, o Regime Geral, a Orgânica, e a organização dos Comandos, Unidades e Serviços, bem como a criação de uma nova dinâmica para melhor adequação e efectivo cumprimento das missões confiadas as FA.
Quanto ao mar, uma preocupação imanente deste Governo, José Maria Neves reconhece os escassos recursos disponíveis para fazer face aos problemas de segurança e defesa, mas promete para breve a aquisição de dois helicópteros e a construção de um navio patrulha co-financiado pelos Governos de Cabo Verde e Holanda e pela ENAPOR.
“As Forças Armadas têm tido, nos últimos anos, um relevante papel social, o que tem contribuído para o reforço da sua utilidade e do seu prestígio no seio da sociedade. Hoje, a utilidade e a eficácia das Forças Armadas não são postas em causa, já não se questiona a sua necessidade e propósito”, garante o primeiro-ministro para quem esse reconhecimento é fruto de uma melhor inserção das FA na sociedade.
Segundo o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o Coronel Fernando Pereira, as reformas de que as FA foram alvo, resultaram numa dinâmica nova e na materialização de imputes visando a melhoria da instituição e melhoria da sua intervenção no cumprimento das suas missões.
No entanto, salienta que, se o desejável para as FA já é limitado pelos factores que derivam da realidade do país, o possível é também condicionado pela conjuntura actual, em particular, pelo factor financeiro.
“Por isso, face às exigências actuais e conjunturais, importa pois, preservar os avanços conseguidos e, na medida do possível atingir novos patamares de organização e funcionamento da instituição”, adverte o Coronel Fernando Pereira.
O acto central das actividades das comemorações alusivas do Dia das Forças Armadas Nacional, que teve lugar hoje, no quartel Jaime Mota, contou ainda com a presença da ministra da Defesa Nacional, Cristina Fontes, que condecorou alguns militares pela sua disponibilidade, comportamento e reconhecimento enquanto homens dedicados em servir a pátria.
Sapo.cv/Inforpress/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.