domingo, 17 de janeiro de 2010

IRAQUE:Iraque anuncia detenção de líder terrorista responsável pelo atentado que matou Sérgio Vieira de Mello

As autoridades iraquianas anunciaramsábado a detenção de um dos líderes de um grupo terrorista ligado à Al-Qaeda, alegadamente responsável pelo atentado de 2003 contra a sede da ONU que matou o diplomata brasileiro Sérgio Veira de Mello.
O atentado de 2003 à sede da Organização das Nações Unidas fez 22 mortos, entre os quais o então representante especial no Iraque, Sérgio Veira de Mello.
Apesar de anunciada ontem,Sábado, a detenção terá ocorrido em Junho passado a leste da capital iraquiana, segundo o porta-voz do Plano de Segurança de Bagdade, Qasem Ata, que, numa mensagem transmitida na televisão, identificou o detido como Ali Hussein al Azawi.
Al Azawi partencia a um agregado de grupos terroristas conhecido como estado islâmico do Iraque, disse Qasem Ata, acrescentando que o detido era também responsável pela comunicação entre a rede terrorista da Al-Qaeda no Iraque e vários países europeus.
O atentado contra a sede da ONU obrigou a organização a retirar a maioria dos seus funcionários daquele país.
O porta-voz das operações de segurança na capital iraquiana também apontou ligações de Ali al Azawi a vários atentados ocorridos em 2007 e 2008.
Al Azawi, conhecido também por Abu Amad, nasceu no Iraque em 1956 e trabalhou como piloto nas linhas aéreas iraquianas antes de ocupar o cargo de "primeiro-ministro" do estado islâmico do Iraque, disse o porta-voz do Plano de Segurança de Bagdade.
O aglomerado de seis grupos armados nasceu em 2006 quando anunciou a sua soberania sobre várias províncias iraquianas de maioria sunita.
SIC.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.