quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PORTUGAL:PSD deixa passar OE 2010 se Governo cumprir promessas


LISBOA-A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, disse esta quarta-feira que se o Governo cumprir as promessas que fez o PSD vai deixar passar o Orçamento do Estado. As declarações da presidente dos social democratas foram à saída de mais uma ronda negocial com o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.Ferreira Leite disse que comunicou a Teixeira dos Santos que vai pedir uma audiência ao primeiro-ministro, José Sócrates, para falar "das questões de interesse geral, de interesse nacional do país" que o PSD considera essenciais estarem consagradas no Orçamento do Estado para 2010.
A líder do PSD disse que o essencial "não é discutir a medida 'a' ou medida 'b'" mas sim as "orientações gerais do Orçamento do Estado de forma a que dê sinais claros que de vai inverter a trajectória de endividamento do país e de défice público".
"Será viabilizado com o acordo do PSD caso estes pressupostos sejam feitos. Por um motivo simples, nós estamos nesta conversação em nome do interesse nacional, e é em nome do interesse nacional que o PSD deve olhar para o OE e estabelecer os mínimos essenciais para que os mercados nos olhem de outra forma", disse.
"Se me apresentarem um diploma cujo conteúdo significa um aumento do endividamento, e que as agências internacionais vão olhar para nós como um país insolvente com certeza que não apoiaremos o seguimento desse Orçamento", acrescentou.
A líder social-democrata disse ainda ter recebido garantias do ministro das Finanças de que os "pressupostos essenciais" para o PSD serão contemplados na orientação do diploma.
"Vai haver uma outra reunião, na Assembleia da República, e aí já se verá mais concretamente quais são as medidas e os valores que se apresentam no Orçamento que nos levem a tirar a conclusão", disse.
Segunda-feira, um dia antes da entrega do documento no Parlamento, o ministro das Finanças apresenta o diploma aos partidos da oposição na Assembleia da República, uma reunião prevista na lei.
Questionada pelos jornalistas, Ferreira Leite disse que gostaria que a audiência com o primeiro-ministro se realizasse antes da apresentação do Orçamento do Estado na Assembleia da República, que tem que ser entregue até à próxima terça-feira.
SIC.PT Com Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.