segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

TERRORISMO:ETA quer criar base operacional em Portugal


LISBOA-A detenção de dois elementos do grupo separatista basco, este domingo, em Torre do Moncorvo, levou as autoridades espanholas a dar cada vez mais crédito à hipótese de a ETA estar a montar uma base operacional em Portugal.
A tese, que tem vindo a ganhar força desde 2007 (altura em que se descobriu um carro com matrícula portuguesa a uso de operacionais da rede terrorista basca), está na ordem do dia em Espanha e é referida esta segunda-feira pelos dois principais diários do país.
«Os investigadores acreditam que a ETA se preparava para criar uma infra-estrutura no país vizinho que lhe permitisse actuar com mais facilidade em Espanha», escreve o El Mundo.
Também o El País cita fontes do Ministério do Interior espanhol, que garantem estar a ser estudada a «hipótese de que a ETA tentava estabelecer em Portugal uma infra-estrutura necessária para realizar atentados em Espanha».
No entanto, até ao momento, tanto o Ministério do Interior espanhol como a Guardia Civil se recusaram a admitir oficialmente estas suspeitas
Da parte das autoridades portuguesas, a resposta é mais clara, com o ministro Rui Pereira a garantir não existirem indícios que apontem para a existência de qualquer base da ETA em Portugal.
ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.