quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

USA:Barack Obama dá prioridade ao emprego e anuncia saída do Iraque


Barack Obama fez ontem o seu primeiro discurso sobre o Estado da Nação praticamente centrado na revitalização da economia norte-americana. O presidente dos Estados Unidos quer criar um milhão e meio de empregos ainda este ano e anunciou a saída das tropas norte-americanas do Iraque até Agosto.O Presidente Barack Obama elegeu o emprego como primeira prioridade do Governo para este ano, ao discursar durante 52 minutos, ontem à noite, no Congresso, sobre o Estado da Nação, tentando chegar aos mais de 10 por cento de americanos que vivem nesta altura o drama do desemprego.
Um milhão e meio de postos de trabalho já este ano é o grande objectivo traçado pelo presidente Obama apresentado perante o Congresso como prioridade das prioridades num discurso sobre o Estado da União.
"O emprego deve ser o nosso primeiro centro de interesse em 2010, e é por isso que defendo aqui nesta noite uma nova lei sobre emprego", afirmou Obama adiantando a sua ideia de que os lucros dos grandes bancos sirvam para ajudar os mais pequenos.
"Proponho que peguemos nos 30 mil milhões de dólares de lucros dos bancos de Wall Street e os utilizemos para ajudar os bancos de proximidade a fornecer às pequenas empresas o crédito de que têm necessidade para continuar à tona", referiu o Presidente.
A par do emprego o presidente norte-americano quer duplicar as exportações no prazo de cinco anos, o que equivale a dizer que pretende criar mais dois milhões de empregos.
Reforma na saúde é para avançar
Outros dos temas abordados foi o da saúde com Barack Obama a deixar bem claro que um dos seus objectivos é conseguir avançar com a reforma do sistema de saúde, propósito que não pretende abandonar e pelo qual vai lutar.
Obama garantiu que não abandonará os americanos mais desprotegidos que irão beneficiar com o sistema de saúde que pretende para o país.
"Não abandonarei esses americanos. E ninguém nesta sala o devia fazer", declarou Obama numa tentativa de unir democratas e republicanos para aprovar a reforma da saúde.
Combate ao terrorismos aumentou
No plano externo, o discurso incidiu na não-proliferação nuclear ao mesmo tempo que criticou o programa atómico iraniano sem deixar de assinalar que, a esse propósito, o tratado de redução de armas, o de maior alcance no controlo de armamento das últimas duas décadas, será assinado ainda este ano com a Rússia.
O terrorismo não ficou fora do discurso de Obama com o presidente a reafirmar que também o combate a esse mal que atravessa o mundo deverá continuar e que a luta contra a Al-Qaida em 2009 foi maior do que em 2008 o que não o impediu de confirmar que as tropas americanas vão abandonar o Iraque até ao mês de Agosto.
O discurso de Barack Obama serviu ainda para enviar uma aviso ao Irão lembrando a Cimeira Internacional sobre Segurança Nuclear, a ter lugar em Washington, em Abril, onde 44 países deverão estudar medidas que garantam, num prazo de quatro anos, que materiais nucleares sem segurança jamais venham a cair em mãos terroristas.
RTP.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.