quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

USA:Democratas e republicanos em luta renhida pela cadeira de Ted Kennedy no Senado

MASSACHUSETTS-Os norte-americanos do estado de Massachusetts, um tradicional bastião democrata, votam esta terça-feira o nome daquele que vai ocupar a cadeira de Ted Kennedy no Senado. Esta votação é encarada como um teste ao primeiro ano da presidência de Barack Obama.
A poucas horas das urnas fecharem e na véspera do primeiro aniversário da tomada de posse do presidente Obama, cresce a dúvida sobre quem irá ocupar o lugar deixado vago por Ted Kennedy, que morreu no Verão passado.
A eleição intercalar para o lugar ocupado por Ted Kennedy durante 46 anos era em teoria uma vitória fácil para a democrata Martha Coakley, sobretudo num estado tradicionalemente democrata, Massachusetts, mas a improvável campanha do desconhecido republicano Scott Brown ameaça vencer.
O presidente norte-americano viu-se obrigado a fazer campanha no fim-de-semana, demonstrando claramente o que está em jogo: uma derrota significava que os democratas deixariam de contar com os 60 lugares no Senado, essenciais para garantir a passagem automática dos programas de executivo de Obama.
A queda da popularidade do actual presidente dos Estados Unidos deve-se a programas lançados pelo seu executivo, sobretudo a reforma do sistema de saúde e o défice provocado pelos programas de estímulo económico.
Numa altura em que as sondagens indicam uma queda da popularidade de Obama, de cerca de 18 por cento desde a sua tomada de posse, esta votação no Massachusetts é encarada como um “referendo” à prestação do actual presidente norte-americano.
TSF-Peça de José Pestana sobre a luta pela cadeira de Ted Kennedy no Senado

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.