domingo, 28 de fevereiro de 2010

Chile: Novo balanço aponta para 214 mortes

SANTIAGO DO CHILE-Pelo menos 214 pessoas terão morrido devido ao terramoto de 8.8 na escala de Richter que abalou o Chile na madrugada passada. Alertas de tsunami foram levantados sem registo de incidentes de maior.
O número de 214 mortes resulta dos mais recentes balanços do trágico sismo, o mesmo que colocou um quarto do planeta em alerta contra tsunamis.
O terramoto de 8.8 destruiu vários edifícios e provocou ondas gigantes que se deslocaram pelo oceano a mais de 600 quilómetros/hora. À medida que as horas passam, existe cada vez mais informação sobre as consequências do tremor de terra. E se houve avisos de tsunami da Nova Zelândia à Rússia, passando pelas Filipinas, e pelo Havai, entre muitos outros locais, a verdade é que existem apenas relatos de danos maiores provocados pelas ondas no próprio Chile e algumas ilhas isoladas no oceano.
Apesar da forte ondulação e alterações nas correntes, à Nova Zelândia não chegou qualquer onda gigante, nem a água provocou destruição. As ondas maiores que atingiram a Nova Zelândia não ultrapassaram o metro e meio, enquanto no Havai a ondulação atingiu 2,1 metros devido às mudanças nas correntes.
Em nenhum dos locais, no entanto, se registaram danos e os alertas de tsunami foram até levantados. O tremor de terra que em 2004 provocou o tsunami que matou cerca de 200 mil pessoas na Ásia foi de 9,2 na escala de Richter, um valor mais violento que o do Chile, mas ainda assim suficientemente próximo para que o número de vítimas pudesse, neste caso, ter sido superior – as autoridades dos vários países destacaram, por essa razão, a importância de as populações levarem a sério os alertas de tsunami.
ABOLA.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.