segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CV(EXPRESSO):JMN: “Saímos razoavelmente bem da crise”

MINDELO-Apesar de Cabo Verde tem sentido "efeitos devastadores da crise internacional", o arquipélago já está a sair da recessão.
A garantia é do primeiro-ministro, que esta manhã, 1 de Fevereiro, afirmou: "Saímos razoavelmente bem da crise".
A declaração de José Maria Neves aconteceu na abertura do encontro anual entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades e os representantes estrangeiros em Cabo Verde, que está a decorrer no Mindelo.
Ainda assim, o governante reconheceu que as receitas fiscais caíram 11,4 por cento no ano passado, enquanto os dividendos do turismo "desceram um terço".
Finalmente, o investimento directo estrangeiro foi o mais afectado, com "um decrescimento significativo, cerca de metade", referiu o primeiro-ministro.
No entanto, Neves confirmou que a taxa de crescimento durante 2009 deverá ter-se situado em cinco por cento.
"O mais importante é termos conseguido manter o equilíbrio dos fundamentais da economia", explicou o dirigente.
A reunião de hoje é "uma jornada de diálogo" que, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, serve para "estreitar ainda mais os laços entre Cabo Verde e os parceiros".
No final do encontro, afirmou José Brito, os representantes estrangeiros irão "apreender o trabalho realizado pelo Governo" e ficar com "uma ideia mais clara do desafio que este povo trabalhador terá de enfrentar rumo ao desenvolvimento".
Os cidadãos do Mindelo sentem-se "orgulhosos por acolher este encontro", garantiu a presidente da Câmara Municipal de São Vicente.
Isaura Gomes agradeceu o apoio da comunidade internacional e acrescentou: "Queremos continuar a merecer essa vossa cumplicidade, até porque os projectos para melhorar Cabo Verde são cada vez maiores".
EXPRESSO DAS ILHAS-POR VQ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.