quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CV(Lusa): Primeiro ministro remodela Governo e altera vários ministérios

PRAIA-O primeiro ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, procedeu hoje a uma remodelação do Governo e alterou vários ministérios, afastando dois ministros e integrando um outro.
José Maria Neves, numa breve conferência de imprensa, deu conta das alterações, concluídas terça feira à noite, já apresentadas ao Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, e que se destinam a reforçar o combate político a um ano das eleições e a terminar a legislatura com projetos seguros na áreas económica financeira e social.
O novo elenco governamental coma nova estrutura orgânica será empossado na próxima terça feira, dia 02 de março.
A única entrada no Executivo é a de Fernanda Marques para o pasta do Ensino Superior, Ciência e Cultura, enquanto os dois membros que abandonam o Governo são os ministros da Cultura, Manuel Veiga, e da Educação e Ensino Superior, Vera Duarte.
José Brito mantém-se no Governo mas só com a pasta dos Negócios Estrangeiros, Madalena Neves transita para o Ministério do Trabalho, Família e Solidariedade Social, enquanto que Fátima Fialho transita da Economia para Indústria, Turismo e Energia.
Sidónio Monteiro, por seu lado, passa da Juventude e Desporto para as Comunidades Emigradas com o estatuto de adjunto do primeiro ministro e Octávio Tavares sobe de secretário de Estado a ministro da Educação.
Janira Hopffer Almada acrescenta à pasta da Juventude as que já detinha da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares.
Estas alterações estão também relacionadas com mudanças nas designações e competências dos ministérios.
Dessa forma, mudaram de designação os Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades, do Trabalho, Formação Profissional e Solidariedade Social, da Economia, Crescimento e Competitividade, da Juventude e Desportos, da Educação e Ensino Superior e da Cultura.
Segundo a nova orgânica apresentada pelo primeiro ministro cabo-verdiano, são criados os Ministérios dos Negócios Estrangeiros, do Trabalho, da Família e Solidariedade Social, da Industria, Turismo e Energia, das Comunidades Emigradas, da Educação, da Juventude, da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, do Ensino Superior, e ainda da Ciência e Cultura.
A nova orgânica acaba com a Secretaria de Estado da Economia, passando o atual secretário de Estado, Humberto Brito, para a dependência direta do primeiro ministro e que assegurará as áreas do crescimento económico, competitividade e dos investimentos.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentar com elegância e com respeito para o próximo.